IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Secretário do Tesouro dos EUA fala de economia forte e elogia o Fed

12/10/2018 09h11

Washington, 12 Out 2018 (AFP) - O secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, afirmou nesta sexta-feira à imprensa local que a economia dos Estados Unidos continua forte e que o recente declínio no mercado de ações foi "apenas uma correção natural".

Depois de dois dias de quedas acentuadas nos mercados acionários dos Estados Unidos e do mundo devido ao aumento das taxas de juros e dos conflitos comerciais nos Estados Unidos, Mnuchin disse, em entrevista na CNBC, que os mercados "tendem a ir longe demais em ambas as direções" e terão correções naturais.

O secretário do Tesouro afirmou ainda que o presidente do Federal Reserve (Fed) Jerome Powell, fortemente criticado pelo presidente Donald Trump, "faz um bom trabalho".

"O presidente adora juros baixos, mas respeita a independência do Fed", disse Mnuchin à CNBC, depois de Trump afirmar que o Fed estava "cometendo um grande erro" com o aumento da taxa de juros.

"O presidente está preocupado que o Fed aumente as taxas muito rapidamente e afete a economia, elas são preocupações naturais", acrescentou.

"Acho que Jay (Powell) faz um trabalho muito bom", destacou.

Mnuchin também disse que continua preocupado com a fragilidade da moeda chinesa. Ele se recusou a comentar se o Tesouro dos Estados Unidos declarará Pequim um "manipulador de moeda" em um relatório que deve ser divulgado na próxima semana.