Trump pede para Fed não elevar juros antes de reunião
Washington, 17 dez 2018 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira (17) para o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) não aumentar a taxa de juros na reunião de terça e quarta do comitê de política monetária.
"É incrível que, com um dólar muito forte e virtualmente sem inflação, o mundo explodindo ao nosso redor, Paris pegando e fogo e a China em baixa, o Fed considere um novo aumento das taxas de juros", publicou no Twitter.
Os mercados esperam que o comitê do Fed aumente as taxas de juros de referência pela quarta vez este ano para evitar o superaquecimento de uma economia impulsionada pelos cortes de impostos implementados pelo governo de Trump.
Nos últimos meses, rompendo com a tradição de respeito à independência do Banco Central, Trump criticou as decisões monetárias do Fed.
Por um lado, as taxas de juros mais altas encarecem os empréstimos aos consumidores e o crédito imobiliário.
Por outro, estas altas fortalecem o dólar, o que vai contra os objetivos de redução do déficit comercial do governo Trump - pois torna as importações mais baratas e os produtos americanos para exportar mais caros.
hr/mls/arc/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.