IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump pede para Fed não elevar juros antes de reunião

17/12/2018 13h29

Washington, 17 dez 2018 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira (17) para o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) não aumentar a taxa de juros na reunião de terça e quarta do comitê de política monetária.

"É incrível que, com um dólar muito forte e virtualmente sem inflação, o mundo explodindo ao nosso redor, Paris pegando e fogo e a China em baixa, o Fed considere um novo aumento das taxas de juros", publicou no Twitter.

Os mercados esperam que o comitê do Fed aumente as taxas de juros de referência pela quarta vez este ano para evitar o superaquecimento de uma economia impulsionada pelos cortes de impostos implementados pelo governo de Trump.

Nos últimos meses, rompendo com a tradição de respeito à independência do Banco Central, Trump criticou as decisões monetárias do Fed.

Por um lado, as taxas de juros mais altas encarecem os empréstimos aos consumidores e o crédito imobiliário.

Por outro, estas altas fortalecem o dólar, o que vai contra os objetivos de redução do déficit comercial do governo Trump - pois torna as importações mais baratas e os produtos americanos para exportar mais caros.

hr/mls/arc/ll