IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Fed é o único problema da economia americana', afirma Trump

24/12/2018 18h38

Washington, 24 dez 2018 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (24) que o único problema da economia americana é o Federal Reserve (Fed), reiterando suas críticas à política monetária do banco central americano.

"O único problema da nossa economia é o Fed. Eles não têm uma ideia do mercado, não necessariamente entendem as guerras comerciais ou a fortaleza do dólar", tuitou Trump.

Apesar das críticas reiteradas do presidente americano, o Fed elevou na semana passada as taxas de juros de referência, um movimento que sacudiu os mercados, que operam em baixa.

Para Trump, os bons indicadores econômicos representam as principais conquistas de seu mandato. Suas críticas ao Fed romperam a tradição de independência entre o governo e o emissor americano. No fim de semana, CNN e Bloomberg indicaram que o presidente americano poderia estar pensando em demitir o presidente do Fed, Jerome Powell, versão desmentida pelo governo.

Estas críticas à poderosa instituição, cuja missão é controlar a inflação e o pleno emprego nos Estados Unidos, são feitas enquanto a Bolsa de Nova York continua recuando na véspera do Natal, após registrar na sexta-feira sua pior quada acumulada mensal desde a crise financeira de 2008.

Os mercados estão preocupados com a perspectiva de uma desaceleração econômica, as consequências da guerra comercial com a China, o aumento das taxas de juros e, agora, a paralisação parcial da administração federal de Washington desde o sábado, e que poderia se estender até janeiro.

O comandante da Casa Branca mais uma vez ofuscou seu secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que se esforçou durante todo o fim de semana para apaziguar os ânimos sobre as consequências da paralisação federal e tentou relativizar a informação segundo a qual Trump pretendia demitir Powell.