Ações da Vale sobem 7% após plano de redução de riscos em minas
São Paulo, 30 Jan 2019 (AFP) - As ações da Vale subiam mais de 7% na Bolsa de São Paulo, nesta quarta-feira (30), no dia seguinte ao plano apresentado pela mineradora para reduzir os riscos de suas barragens depois da tragédia de Brumadinho.
Às 11h55, os títulos do grupo disparavam 7,77%, impulsionando o índice Ibovespa, que subia 1,37%.
"O mercado teve uma percepção positiva dos principais pontos" do plano apresentado na terça, o qual prevê a paralisação de operações em cerca de dez barragens do tipo que rompeu em Brumadinho, informou à AFP Glauco Legat, da consultoria Necton.
O processo de desmantelamento dessas barragens reduzirá a produção anual de minério de ferro do grupo em 10% de sua produção total em três anos, de 40 milhões de toneladas, e exigirá um investimento de 5 bilhões de reais.
Esses custos "não são tão chocantes, o valor do desmantelamento é relativamente alto em termos absolutos, mas em termos de caixa (...) serão diluídos em três anos", explica Legat.
Segundo o analista, os investidores também reagiram favoravelmente ao anúncio de que o governo brasileiro descartou a ideia de intervir na empresa, privatizada em 1997.
pr-js/cn/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.