Tela pouco conhecida de Gauguin será leiloada em Paris
Paris, 14 Fev 2019 (AFP) - Uma tela pouco conhecida de Paul Gauguin, mostrada ao público por duas vezes em 140 anos, será leiloada em Paris em 29 de março, anunciou a casa de leilões Sotheby's nesta quinta-feira (14).
O quadro "O jardim de Pissarro", estimado em entre 600 mil e 900 mil euros, permaneceu na mesma família desde os anos 1920 e foi mostrado duas vezes, uma na França, em 1964, e outra nos Estados Unidos, em 2015-2016.
Existem pouquíssimos quadros dessa época no mercado artístico parisiense e a presença de dois autorretratos na parte posterior fazem desta tela uma obra única em seu gênero, apontou a Sotheby's.
"É muito comovente poder revelar ao público uma das obras-primas de Gauguin, emblemáticas de sua obra e testemunho do encontro de dois grandes mestres da arte moderna: Gauguin e Pissarro", disse Aurélie Vandevoorde, diretora do Departamento de Arte Impressionista e Moderna da Sotheby's na França, em um comunicado.
Foi graças a Pissarro, a quem conheceu durante os anos 1879-1881, que Gauguin começou sua carreira como pintor e aprendeu todas as técnicas necessárias.
A cumplicidade entre os dois homens pode ser apreciada em um desenho a quatro mãos de 1880, conservado no Museu de Orsay, que representa um retrato de Gauguin feito por Pissarro misturado com o de Pissarro de Gauguin.
É quase certo que o personagem debaixo do guarda-chuva representado no quatro é o próprio Pissarro, conhecido por pintar desta forma. A casa é onde Pissarro viveu em Pontoise, situada no Quai du Pothuis, entre o verão de 1881 e novembro de 1882.
neo/meb/zm/cb
SOTHEBY'S
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.