Brasil projeta economia de mais de R$ 1 trilhão em 10 anos com reforma
Brasília, 20 Fev 2019 (AFP) - O Brasil projeta uma economia total de 1,164 trilhão de reais em dez anos com a reforma da Previdência, conforme projeto apresentado nesta quarta-feira pelo governo de Jair Bolsonaro e que vai de encontro às expectativas dos mercados.
A proposta estabelece uma idade mínima de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens, segundo o documento divulgado pelo Ministério da Economia com os detalhes do projeto de emenda constitucional que deve ser votado pelo Congresso nos próximos meses.
A reforma também estabelece que os brasileiros devem contribuir 40 anos com o sistema para se aposentar com uma pensão integral.
"Precisamos ajustar as regras das aposentadorias. As pessoas vivem mais, a expectativa de sobrevida está aumentando. As mulheres têm menos filhos, o que significa menos gente no mercado de trabalho", afirmou o secretário de Previdência Social, Leonardo Rolim, ao apresentar os detalhes em Brasília.
O texto inclui os setores público e privado e totaliza 1,072 trilhão de reais.
Soma-se a essa cifra uma economia de 92,3 bilhões resultante da reforma do regime de aposentadoria das Forças Armadas, que será apresentada nos próximos 30 dias.
Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, foram pessoalmente ao Congresso para entregar o projeto ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
O Congresso será um aliado fundamental do governo para fazer a proposta avançar, já que é uma reforma constitucional que requer o endosso de uma maioria especial de 3/5 em ambas as câmaras.
mel-js/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.