PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Investidor americano acusado de fraude na Rússia

21/02/2019 10h29

Moscou, 21 Fev 2019 (AFP) - Investigadores russos acusaram Michael Calvey, fundador de um dos principais fundos de investimento da Rússia, por fraude, apesar dos protestos do setor empresarial contra sua prisão.

"Calvey recusa-se a reconhecer sua culpa ou depor antes de consultar sua defesa", afirmou o advogado, Dimitri Kletochkin às agências russas.

O fundador e diretor do fundo de investimento Baring Vostok, que opera na Rússia há mais de 20 anos, foi preso na sexta-feira e colocado em prisão preventiva enquanto aguarda um possível julgamento por fraude no qual outras cinco pessoas estão implicadas.

A embaixada dos Estados Unidos informou em um comunicado na quinta-feira que ainda não recebeu autorização para visitar Calvey, conforme permitido pela lei consular, e disse que expressou sua "forte preocupação".

Os suspeitos, incluindo quatro funcionários do Baring Vostok, são acusados de uma fraude de pelo menos 2.500 milhões de rublos (33 milhões de euros).

Este caso é o mais recente de uma série de investigações contra líderes empresariais na Rússia, muitos dos quais são suspeitos de serem responsáveis por arranjos comerciais ou políticos, mas os quais raramente atingem estrangeiros.

pop/gmo/phv/pc/es/pb/cn