IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação dos EUA ficará abaixo da meta de 2%, diz presidente do Fed

26/02/2019 14h53

Washington, 26 Fev 2019 (AFP) - Apesar do sólido crescimento e da geração de empregos sustentada, a inflação nos Estados Unidos continuará ficando abaixo da meta de 2% por algum tempo, afirmou nesta terça-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Jerome Powell.

Esse prognóstico reforça ainda mais a atitude de "paciência" que o Fed prometeu adotar antes de elevar novamente as taxas de juros.

"A recente queda dos preços da energia provavelmente vai conter por algum tempo a inflação global abaixo (...) da meta de longo prazo de 2%", disse Powell em seu depoimento semestral ante um comitê do Senado.

O Fed elevou os juros quatro vezes em 2018, mas as preocupações com confrontos comerciais sino-americanos despertaram temores acerca de um crescimento menor da economia mundial acompanhado de movimentos agressivos da entidade.

Isso levou o Fed a dizer claramente, nas últimas semanas, que vai agir com cautela. Muitos economistas dizem não esperar nenhuma alta neste ano, e poucos acreditam que o próximo passo pode ser uma queda, se o crescimento econômico desacelerar.

Powell manteve seu otimismo acerca da economia. Ele disse que os membros do Fed "em geral acham que crescerá num ritmo sólido, talvez um pouco menor que em 2018, e que o mercado de trabalho continua sólido".

hs/dg/gm/lp/ll