IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Norsk Hydro anuncia avanços em disputa legal no Brasil

16/05/2019 06h07

Oslo, 16 Mai 2019 (AFP) - A Norsk Hydro anunciou nesta quinta-feira avanços em sua disputa legal no Brasil que a obriga a limitar a 50% a produção na Alunorte, a maior refinaria de alumina (base para fabricar o alumínio) do mundo.

As ações da empresas, afetadas desde março de 2018, quando o caso começou, operavam em alta nesta quinta-feira na Bolsa de Oslo.

Na quarta-feira, um tribunal federal de Belém suspendeu as restrições à produção, mas apenas na parte civil do caso, informou o grupo norueguês em um comunicado.

Por este motivo a produção da refinaria permanece a 50%, porque na parte penal as restrições seguem em vigor.

Os problemas da Alunorte, que refina 10% da alumina do mundo - sem incluir a China -, afetam há mais de um ano os resultados e as ações da Norsk Hydro.

As autoridades brasileiras acusam a refinaria de ter jogado resíduos tóxicos em um rio e ordenaram que a Alunorte produzisse a apenas 50% de sua capacidade a partir de março de 2018.

A Norsk Hydro nega responsabilidades pelos resíduos, mas adotou medidas sociais, operacionais e ambientais na região, com a esperança de poder voltar a produzir a 100%.

phy/pc/ra/fp

NORSK HYDRO