Norsk Hydro anuncia avanços em disputa legal no Brasil
Oslo, 16 Mai 2019 (AFP) - A Norsk Hydro anunciou nesta quinta-feira avanços em sua disputa legal no Brasil que a obriga a limitar a 50% a produção na Alunorte, a maior refinaria de alumina (base para fabricar o alumínio) do mundo.
As ações da empresas, afetadas desde março de 2018, quando o caso começou, operavam em alta nesta quinta-feira na Bolsa de Oslo.
Na quarta-feira, um tribunal federal de Belém suspendeu as restrições à produção, mas apenas na parte civil do caso, informou o grupo norueguês em um comunicado.
Por este motivo a produção da refinaria permanece a 50%, porque na parte penal as restrições seguem em vigor.
Os problemas da Alunorte, que refina 10% da alumina do mundo - sem incluir a China -, afetam há mais de um ano os resultados e as ações da Norsk Hydro.
As autoridades brasileiras acusam a refinaria de ter jogado resíduos tóxicos em um rio e ordenaram que a Alunorte produzisse a apenas 50% de sua capacidade a partir de março de 2018.
A Norsk Hydro nega responsabilidades pelos resíduos, mas adotou medidas sociais, operacionais e ambientais na região, com a esperança de poder voltar a produzir a 100%.
phy/pc/ra/fp
NORSK HYDRO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.