IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Casa Branca e democratas estão perto de acordo sobre teto da dívida

22/07/2019 17h13

Washington, 22 Jul 2019 (AFP) - A oposição democrata e o governo de Donald Trump estão perto de um acordo que eleve o teto da dívida dos Estados Unidos, para não ocorrer uma moratória caso o país não possa mais pegar dinheiro emprestado, disseram fontes próximas às negociações.

Este "acordo quase final", que teria validade até o fim de julho de 2021, também contempla um aumento do gasto público ao elevar o teto do orçamento para a Defesa e os investimentos internos, apontou uma fonte à AFP.

Republicanos e democratas discutiram por semanas para chegar a um acordo e estão pedindo para a Câmara dos Representantes aprová-lo antes de sexta-feira, quando começam suas seis semanas de recesso. O Senado trabalha uma semana a mais que os deputados.

"Ambas partes ficarão insatisfeitas com alguns aspectos. É um verdadeiro compromisso", disse uma fonte.

Até esta segunda, não se sabe se o presidente Trump aceitou ou não este acordo.

Diversas autoridades já alertaram que caso os EUA não ampliem o limite de suas dívidas, o país pode entrar em moratória pela primeira vez.

O orçamento do governo federal tradicionalmente é deficitário. Por isso, Washington precisa pedir empréstimos para poder financiar suas operações, como pagamento de salários, pensões e outros gastos já aprovados pelo Congresso.

mlm/elm/leo/gma/ll/ll/mvv