Casa Branca e democratas estão perto de acordo sobre teto da dívida
Washington, 22 Jul 2019 (AFP) - A oposição democrata e o governo de Donald Trump estão perto de um acordo que eleve o teto da dívida dos Estados Unidos, para não ocorrer uma moratória caso o país não possa mais pegar dinheiro emprestado, disseram fontes próximas às negociações.
Este "acordo quase final", que teria validade até o fim de julho de 2021, também contempla um aumento do gasto público ao elevar o teto do orçamento para a Defesa e os investimentos internos, apontou uma fonte à AFP.
Republicanos e democratas discutiram por semanas para chegar a um acordo e estão pedindo para a Câmara dos Representantes aprová-lo antes de sexta-feira, quando começam suas seis semanas de recesso. O Senado trabalha uma semana a mais que os deputados.
"Ambas partes ficarão insatisfeitas com alguns aspectos. É um verdadeiro compromisso", disse uma fonte.
Até esta segunda, não se sabe se o presidente Trump aceitou ou não este acordo.
Diversas autoridades já alertaram que caso os EUA não ampliem o limite de suas dívidas, o país pode entrar em moratória pela primeira vez.
O orçamento do governo federal tradicionalmente é deficitário. Por isso, Washington precisa pedir empréstimos para poder financiar suas operações, como pagamento de salários, pensões e outros gastos já aprovados pelo Congresso.
mlm/elm/leo/gma/ll/ll/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.