PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

OMC considera que Índia subsidiou indevidamente exportações para EUA

31/10/2019 17h31

Washington, 31 Out 2019 (AFP) - A Organização Mundial do Comércio (OMC) disse nesta quinta-feira (31) que a Índia subsidiou indevidamente exportações avaliadas em bilhões de dólares, confirmando as queixas apresentadas pelos Estados Unidos.

Um painel de arbitragem da OMC concedeu a Nova Délhi de três a seis meses para eliminar subsídios proibidos, que foram objeto de uma queixa da organização apresentada no ano passado por Washington.

O representante comercial americano, Robert Lighthizer, descreveu as conclusões da OMC como uma "vitória retumbante para os Estados Unidos".

Segundo ele, milhares de empresas indianas receberam subsídios que totalizam mais de 7 bilhões de dólares por ano, o que fez com que as exportações cobertas disparassem nas últimas décadas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a Índia este ano, acusando a gigantesca economia asiática de comércio desleal.

No início deste ano, ele retirou da Índia os benefícios que permitiam algumas importações isentas de impostos para os Estados Unidos, alegando que a Índia se recusou a conceder um acesso mais amplo a produtos fabricados nos Estados Unidos.

dg/dw/mps/ll/ll