Saudi Aramco será lançada na Bolsa de Riade em 11 de dezembro
Riade, 6 dez 2019 (AFP) - A gigante petroleira saudita Saudi Aramco vai estrear na Bolsa de Riade em 11 de dezembro, revelou nesta sexta-feira (6) a praça financeira, no dia seguinte ao anúncio do grupo de uma arrecadação recorde de 25,6 bilhões de dólares.
Na quinta-feira, a Aramco havia fixado o preço de sua ação a 32 rials (8,53 dólares), no topo da margem que havia antecipado, transformando o grupo no maior lançamento em bolsa da história, superando os 25 bilhões de dólares arrecadados em 2014 pela gigante chinesa do comércio on-line Alibaba em Wall Street.
"A Bolsa saudita (Tadawul) anuncia que a cotação da Saudi Arabian Oil Company (Saudi Aramco) começará na quarta-feira", informou a praça financeira de Riade em um comunicado nesta sexta.
As ações da Aramco vão evoluir em uma margem de flutuação de 10%, acrescentou o comunicado.
Com o lançamento em Bolsa, o grupo passa a ter um valor estimado de 1,7 trilhão de dólares, muito à frente das empresas até então consideradas as mais ricas do mundo no mercado de ações, como Apple, Microsoft e Alibaba.
Os fundos arrecadados pela Aramco em seu lançamento na Bolsa vão servir para financiar a diversificação de uma economia atualmente muito dependente do petróleo.
A Aramco é a joia econômica da Arábia Saudita e produz cerca de 10% do petróleo mundial, de forma que comprar ações da empresa será uma aposta na alta dos preços do ouro negro. A empresa é considerada o pilar da estabilidade econômica e social do reino.
ac/par/alb/lb/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.