IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Acesso limitado da Huawei a rede 5G vai custar EUR 200 milhões a Vodafone

05/02/2020 06h03

Londres, 5 Fev 2020 (AFP) - O grupo britânico de telecomunicações Vodafone anunciou nesta quarta-feira que o acesso limitado do grupo chinês Huawei à tecnologia 5G na Europa vai custar 200 milhões de euros à empresa em cinco anos.

"Decidimos, levando em consideração as recomendações da UE e a decisão do Reino Unido, retirar os equipamentos da Huawei do coração de nossa rede. Isto vai custar 200 milhões de euros em cinco anos", disse o CEO do grupo, Nick Read.

Na semana passada, a operadora britânica BT anunciou que o acesso parcial da Huawei à rede 5G obrigará a empresa a diversificar suas compras de equipamentos e representará um custo adicional de 500 milhões de libras (590 milhões de euros) em cinco anos.

O Reino Unido autorizou na semana passada que "fornecedores de alto risco", como a Huawei, participem de forma restrita no desenvolvimento da rede 5G, mas limitados às infraestruturas menos sensíveis.

E a União Europeia (UE) abriu a porta para Huawei no desenvolvimento da rede móvel 5G com condições muito estritas, ignorando os temores de Washington sobre os riscos que a decisão poderia significar em termos de segurança.

jbo/oaa/bl/zm/fp

VODAFONE GROUP