IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump: taxa de desemprego de 20% nos EUA seria somente "no pior cenário"

18/03/2020 14h23

Washington, 18 Mar 2020 (AFP) - Nesta terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, minimizou os avisos de que a taxa de desemprego no país poderá subir para 20% devido à nova pandemia de coronavírus, garantindo que isso seria apenas "no pior cenário".

"Esse é o pior cenário possível", disse ele em entrevista coletiva na Casa Branca. "Não estamos perto disso".

Segundo relatos da imprensa, o secretário do Tesouro Steven Mnuchin alertou os senadores republicanos que, sem um programa de estímulo governamental, a taxa de desemprego poderá chegar a 20%, o dobro do pico de 10% durante a recessão econômica em 2008.

Em uma época em que o governo Trump pressiona o Congresso a aprovar rapidamente um pacote de emergência de US$ 1,3 trilhão para lidar com o impacto econômico da crise na saúde, o presidente também disse que ordenou a suspensão de todas os despejos e execuções de hipoteca pelas próximas seis semanas.

"Estou anunciando que o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano está prestando socorro imediato a inquilinos e proprietários ao suspender todas as execuções hipotecárias e despejos até o final de abril", disse o presidente.

No momento, não foram fornecidos detalhes sobre a implementação desta medida. Enviar feedback Histórico Salvas Comunidade

hs/ad/mr/cc