Irã anuncia lançamento de primeiro satélite militar
Teerã, 22 Abr 2020 (AFP) - A Guarda Revolucionário do Irã anunciou nesta quarta-feira (22) o lançamento com sucesso de seu primeiro satélite militar, um programa que segundo o governo dos Estados Unidos oculta outro para desenvolver mísseis.
O satélite, que recebeu o nome Nour, "foi lançado com sucesso a partir do deserto de Markazi", centro do país, afirmou o Sepahnews, site da Guarda Revolucionária, exército responsável por defender os valores ideológicos da revolução islâmica.
De acordo com fontes da Guarda, o satélite foi colocado em órbita a 425 quilômetros da Terra.
"Este fato representa um grande êxito e um novo avanço no âmbito espacial iraniano", afirma o texto publicado pela Guarda.
No dia 9 de fevereiro o Irã lançou seu primeiro satélite, mas não conseguiu colocá-lo em órbita.
O governo dos Estados Unidos considera as incursões iranianas no espaço uma "provocação" e que acobertam um programa de desenvolvimento de mísseis balísticos.
As autoridades iranianas afirmam que seu programa espacial tem "fins pacíficos" e que suas ações são "transparentes" e respeitam as resoluções internacionais.
Em 2018, Washington se retirou de forma unilateral do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano e reinstaurou sanções contra Teerã.
ap/dv/fz/bl/mar/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.