Negociações pós-Brexit na UE alcançam "estado crítico"
Bruxelas, 13 Out 2020 (AFP) - Os ministros da União Europeia (UE) afirmaram nesta terça-feira que as negociações comerciais posteriores ao Brexit atingiram um "estado muito crítico" e destacaram a importância de manter regras de concorrência justas e alcançar um acordo sobre a pesca.
"Estamos sob pressão extrema. O tempo está acabando", afirmou Michael Roth, vice-ministro alemão de Assuntos Europeus, em uma reunião com os colegas europeus em Luxemburgo.
"Esperamos um progresso substancial de nossos amigos do Reino Unido em áreas chave, em particular a gestão do futuro acordo, a igualdade de condições e... a pesca", disse.
Estes são os três temas centrais das negociações entre Londres e Bruxelas, que começaram no mês de março.
O negociador europeu Michel Barnier informará aos ministros nesta terça-feira sobre o estado das discussões, antes de uma reunião de cúpula europeia na quinta-feira e sexta-feira em Bruxelas, que deve abordar os temas.
Desde que o Reino Unido abandonou oficialmente a UE em 31 de janeiro, as negociações entre Londres e Bruxelas para concluir um acordo de livre comércio - que entraria em vigor ao final do período de transição que acontecerá ao fim de 2020 - enfrentam complicações, sob o risco de não terminar com um acordo, o que pode ter consequências devastadoras para a economia.
"Estamos preparados para os dois cenários", disse Roth, antes de acrescentar que "todos deveriam saber que uma falta de acordo seria o pior dos cenários, não apenas para a UE, mas também para o Reino Unido".
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fixou o dia 15 de outubro como a data limite para decidir sobre a continuidade ou não das negociações. Os europeus estabeleceram o fim de outubro como prazo.
zap/fmi/lth/lp/zm
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.