UE diz que Reino Unido ignorou ultimato sobre lei de acordo de retirada
O Reino Unido ignorou o ultimato da União Europeia (UE) sobre sua controversa lei de mercado interno, que altera aspectos fundamentais do acordo do Brexit, e não ofereceu "nenhuma resposta", afirmou nesta terça-feira (3) a Comissão Europeia.
A lei de mercado interno, impulsionada pelo governo do primeiro-ministro Boris Johnson, altera unilateralmente detalhes do acordo de retirada britânica do bloco e, por este motivo, a UE pediu a Londres que modificasse o texto, sob ameaça de levar o caso à Justiça.
"Até o momento, não recebemos nenhuma resposta do Reino Unido", afirmou o porta-voz da Comissão Europeia, Daniel Ferrie.
Formalmente, a UE deu ao Reino Unido até o fim de outubro para modificar a lei controversa ou anular o texto, mas até agora não há nenhuma mudança sobre a questão.
"Estamos considerando os próximos passos, incluindo o envio de uma declaração", completou o porta-voz, no que constituiria o capítulo seguinte à advertência legal que foi emitida a Londres no início de outubro.
A decisão do governo britânico de aprovar a lei provocou uma onda de críticas entre os países europeus. Segundo a Comissão Europeia, o acordo de retirada não era mais passível de negociação ou modificações, e sim deveria ser implementado na íntegra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.