IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Câmara dos Representantes aprova extensão para evitar 'paralisação' federal

09/12/2020 21h56

Washington, 10 dez 2020 (AFP) - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos concordou por maioria esmagadora nesta quarta-feira (9) em estender o orçamento atual por uma semana no intuito de evitar a paralisação da administração federal e ter mais tempo para negociar o orçamento de 2021.

A atual lei de finanças expira em 11 de dezembro. Portanto, era urgente que os parlamentares agissem se quisessem evitar um asfixiamento das finanças públicas.

Por 343 votos a 67, a Câmara - com maioria democrata - aprovou uma lei orçamentária que adia esse prazo até a meia-noite de 18 de dezembro. O Senado controlado pelos republicanos deve votar este texto imediatamente antes do prazo.

Apesar da maioria conquistada na Câmara, a adoção deste texto "é uma admissão de fracasso", disse o líder da maioria democrata, Steny Hoyer.

"É algo que temos que fazer para que o governo continue a funcionar mas é o atraso, o sinal de falta de acordo e compromisso", lamentou. "Temos que chegar a um acordo sobre o orçamento", concluiu.

Ao mesmo tempo, as negociações entre democratas e republicanos sobre um vasto plano de ajuda econômica para combater os efeitos da pandemia da covid-19 ainda não resultaram em um acordo nesta quarta-feira e a confusão reinou, com três propostas diferentes sobre a mesa.

No centro do furacão de um debate acalorado está o número de cheques em dinheiro direto que serão enviados para famílias de baixa renda.

jul-elc/cjc/llu/am/mvv