IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nova Zelândia sai da recessão provocada pelo coronavírus

16/12/2020 22h17

Wellington, 17 dez 2020 (AFP) - A Nova Zelândia saiu da recessão provocada pela pandemia do novo coronavírus com um crescimento recorde trimestral de 14% para o período julho-setembro, de acordo com números oficiais publicados nesta quinta-feira.

Durante o trimestre anterior, quando a Nova Zelândia respeitou um confinamento social, o PIB do país caiu 11%.

O ministro da Economia, Grant Robertson, declarou que o resultado espetacular deve-se ao sucesso da Nova Zelândia na luta para frear o coronavírus (somente 25 mortes registradas em uma país de 5 milhões de habitantes).

"O crescimento econômico é o resultado de nossa decisão de agir com força e rapidamente durante a pandemia da covid-19", insistiu Robertson.

"Demos apoio a mais de 1,8 milhão de trabalhadores com o Plano de Subsídio Salarial e investimos bilhões de dólares em infraestrutura, formação e criação de empregos", continuou.

De acordo com o serviço de estatística neozelandês SNZ, as indústrias de serviços foram a força motriz por trás desse forte crescimento, com um aumento de 42,8% nos serviços de varejo, hospedagem e restaurante. Os neozelandeses estão de volta a uma vida quase normal após um confinamento bem-sucedido.

"Isto resultou na maior alta trimestral do PIB jamais registrada na Nova Zelândia", declarou Paul Pascoe, alto funcionário da SNZ.

ns/dw/plh/roc/am