Petróleo registra níveis máximos desde fevereiro
Nova York, 7 Jan 2021 (AFP) - Os preços do petróleo subiram nesta quinta-feira (7) a níveis máximos desde fevereiro, antes do início da pandemia, sustentados pela decisão da OPEP e seus aliados de moderar a oferta.
A perspectiva de um novo plano de reativação nos Estados Unidos após a vitória democrata no estado da Geórgia também alimenta a expectativa de uma demanda maior.
Assim o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em março subiu 0,14%, a 54,38 dólares, com base no fechamento de quarta-feira em Londres.
Enquanto isso, o WTI para entrega em fevereiro subiu 0,39% a 50,83 dólares.
"Os mercados petroleiros continuam se alimentando da redução unilateral da produção da Arábia Saudita, à qual se acrescenta a vitória dos democratas na Geórgia", destacou Craig Erlam, analista da Oanda.
Após diálogos que duraram dois dias, os membros da Opep e seus aliados acabaram acordando na terça-feira que só Rússia e Cazaquistão aumentarão ligeiramente sua produção de petróleo no primeiro trimestre de 2021.
O volume retirado do mercado pela aliança passará de 7,2 milhões de barris diários (mbd), em janeiro, para 7,125 mbd em fevereiro, e depois a 7,05 mbd em março, anunciou o cartel.
Mas a verdadeira surpresa foi o anúncio de um corte voluntário adicional de um milhão de barris diários por parte da Arábia Saudita em fevereiro e março, em um contexto de demanda ainda frágil.
bp-vmt/jum/mr/tly/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.