PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Economia sul-coreana contraiu em 2020 pela primeira vez em 20 anos

É a maior queda desde 1998, quando o PIB do país despencou 5,1% como resultado da crise financeira asiática. - Shutterstock
É a maior queda desde 1998, quando o PIB do país despencou 5,1% como resultado da crise financeira asiática. Imagem: Shutterstock

Em Seul

26/01/2021 07h15

O PIB (Produto Interno Bruto) da Coreia do Sul contraiu 1% em 2020, o pior resultado em mais de duas décadas, anunciou o Banco Central da Coreia hoje, estimando que a economia do país será uma das menos afetadas da OCDE pelos efeitos da pandemia.

Esta contração deveu-se à fragilidade do consumo privado e das exportações, explicou o Banco Central. É a maior queda desde 1998, quando o PIB do país despencou 5,1% como resultado da crise financeira asiática.

No quarto trimestre de 2020, a 12ª economia mundial registrou crescimento de 1,1% em relação ao trimestre anterior. Foi o segundo trimestre consecutivo de crescimento do PIB desde o início da pandemia.

As exportações aumentaram 5,2% no quarto trimestre em relação aos três meses anteriores, compensando a queda do consumo privado devido ao endurecimento das medidas para conter a propagação da covid-19.

Em novembro, o Banco Central sul-coreano previu um crescimento de 3% em 2021.

A Coreia do Sul conseguiu, graças a testes em massa de diagnóstico e rastreamento de casos, praticamente erradicar em seu território a epidemia, que matou mais de dois milhões de pessoas no mundo.

No final do ano, as autoridades reforçaram as medidas para conter um novo surto de casos.

PUBLICIDADE