Economia sul-coreana contraiu em 2020 pela primeira vez em 20 anos
O PIB (Produto Interno Bruto) da Coreia do Sul contraiu 1% em 2020, o pior resultado em mais de duas décadas, anunciou o Banco Central da Coreia hoje, estimando que a economia do país será uma das menos afetadas da OCDE pelos efeitos da pandemia.
Esta contração deveu-se à fragilidade do consumo privado e das exportações, explicou o Banco Central. É a maior queda desde 1998, quando o PIB do país despencou 5,1% como resultado da crise financeira asiática.
No quarto trimestre de 2020, a 12ª economia mundial registrou crescimento de 1,1% em relação ao trimestre anterior. Foi o segundo trimestre consecutivo de crescimento do PIB desde o início da pandemia.
As exportações aumentaram 5,2% no quarto trimestre em relação aos três meses anteriores, compensando a queda do consumo privado devido ao endurecimento das medidas para conter a propagação da covid-19.
Em novembro, o Banco Central sul-coreano previu um crescimento de 3% em 2021.
A Coreia do Sul conseguiu, graças a testes em massa de diagnóstico e rastreamento de casos, praticamente erradicar em seu território a epidemia, que matou mais de dois milhões de pessoas no mundo.
No final do ano, as autoridades reforçaram as medidas para conter um novo surto de casos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.