Colômbia teve em 2020 seu pior desempenho econômico em quase meio século
Bogotá, 15 Fev 2021 (AFP) - A economia colombiana caiu um histórico 6,8% em 2020 em relação a 2019, por causa da paralisação pela pandemia que afetou especialmente setores como comércio e construção, revelou nesta segunda-feira (15) o órgão estatal de estatística.
"A contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,8% é a maior desde 1975", disse em coletiva de imprensa o diretor do Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE), Juan Daniel Oviedo.
Em 2019, a quarta economia latino-americana cresceu 3,3%.
A emergência sanitária atingiu o país em 2020 e no segundo trimestre do ano passado a economia sofreu "a maior contração (trimestral) da história contemporânea", de 15,8% sobre o mesmo período do ano anterior, explicou Oviedo.
O confinamento imposto pelo governo após a detecção do primeiro caso de coronavírus em março foi sentido com mais força no segundo trimestre do ano.
Setores como o comércio (-15,1% anual), a construção (-27,7%) e a exploração de minas e pedreiras (-15,7%) explicam principalmente o mau desempenho da economia no ano passado.
No quarto trimestre o PIB caiu 3,6% em relação ao mesmo período de 2019. Apenas no primeiro trimestre o indicador teve um crescimento, de 0,7% interanual.
dl-vel/mr/aa
PFIZER
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.