PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Espanha anuncia plano de ajuda de 11 bi de euros para empresas afetadas pela pandemia

Além dos auxílios não reembolsáveis, o plano inclui 3 bilhões de euros à reestruturação de dívidas  - Tony Gentile/Reuters
Além dos auxílios não reembolsáveis, o plano inclui 3 bilhões de euros à reestruturação de dívidas Imagem: Tony Gentile/Reuters

12/03/2021 10h52Atualizada em 12/03/2021 11h27

Madri, 12 Mar 2021 (AFP) - O governo da Espanha anunciou nesta sexta-feira um pacote de ajuda de 11 bilhões de euros (13,38 bilhões de dólares) para ajudar as empresas mais afetadas pela pandemia de covid-19.

O plano, que pretende evitar as falências de empresas que poderiam prejudicar a recuperação econômica do país, inclui 7 bilhões de euros (8,34 bilhões de dólares) em ajudas diretas, informou a ministra de Assuntos Econômicos, Nadia Calviño.

"É necessário nos anteciparmos para prevenir os possíveis problemas de solvência das empresas, reduzindo o endividamento de empresas perfeitamente viáveis e que isto afete a recuperação da economia", disse Calviño.

Além dos auxílios não reembolsáveis, o plano inclui 3 bilhões de euros (3,575 bilhões de dólares) destinados à reestruturação de dívidas da empresa e um bilhão de euros (1,192 bilhão de dólares) para recapitalizar empresas de médio porte.

O plano responde principalmente às demandas dos profissionais dos setores de turismo e hotelaria, que registraram queda na renda e pediam há vários meses ajudas financeiras diretas para enfrentar gastos fixos, como aluguel, energia elétrica.

A Espanha, um dos países europeus mais afetados pela covid-19, sofreu uma queda de 11% do Produto Interno Bruto em 2020, um dos piores resultados da Eurozona.

O país tem uma economia muito dependente do turismo, setor particularmente afetado pela pandemia, que provocou vários confinamentos e fechamentos de fronteiras.

PUBLICIDADE