China lançará pequeno reator nuclear
Pequim, 14 Jul 2021 (AFP) - A China iniciou a construção de um reator nuclear de um novo tipo e mais fácil de projetar, um SMR, que será o primeiro do mundo a entrar em operação comercial - anunciou um veículo de comunicação estatal nesta quarta-feira (14).
Os reatores nucleares tenderam a aumentar de tamanho nas últimas décadas, mas estes projetos são faraônicos, muito complexos e caros.
Por este motivo, o setor se interessa cada vez mais pelo desenvolvimento de pequenos reatores modulares, conhecidos pela sigla em inglês SMR ("Small Modular Reactors").
São pequenos reatores, cuja potência não ultrapassa 300 megawatts (MW), contra mais de 1.000 MW dos reatores modernos clássicos.
Esses reatores podem ser fabricados em série e transportados até o local de sua exploração, reduzindo os custos de forma considerável. Outra vantagem é que podem ser instalados em áreas isoladas, ou com escassa infraestrutura.
A China começou na terça-feira a construção deste tipo de reator SMR na ilha tropical de Hainan (sul). Será o primeiro do mundo a entrar em serviço comercial, informou a imprensa local.
A central de Changjiang será equipada com um reator SMR Linglong One (ACP100), projetado pelo gigante nuclear chinês CNNC. Com potência de 125 megawatts, destina-se ao fornecimento de energia elétrica para 526 mil residências, segundo o CNNC.
A duração das obras não foi especificada.
Rússia e Estados Unidos estão trabalhando em projetos mais avançados, mas nenhum deles recebeu, até o momento, todas as certificações para uso comercial.
sbr/bar/spi/mab/mis/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.