Banco Central tenta frear a desvalorização do rublo após a invasão da Ucrânia
Moscou, 24 Fev 2022 (AFP) - O Banco Central da Rússia anunciou nesta quinta-feira que iniciou "intervenções" no mercado cambial para "estabilizar a situação" após o início da operação militar russa na Ucrânia, que provocou uma desvalorização de 9% do rublo em relação ao dólar.
"Com o objetivo de estabilizar a situação do mercado financeiro, o Banco da Rússia decidiu iniciar intervenções no mercado de divisas", anunciou a instituição em um comunicado.
Às 6h42 locais (2h42 de Brasília), o rublo atingiu o valor mínimo histórico de 90 rublos por dólar, uma queda de 9,02% na comparação com o fechamento de quarta-feira.
Pouco depois a moeda se recuperou um pouco e às 8h07 (4h07 de Brasília) a queda era de 5,40%.
A Bolsa de Moscou reabriu após uma suspensão temporária e operava em queda de quase 14%.
As medidas do BC também pretendem "proporcionar liquidez adicional ao setor bancário" da Rússia, ameaçado pelas sanções ocidentais.
"O Banco da Rússia garantirá a manutenção da estabilidade financeira e a continuidade das operações das instituições financeira, utilizando todas as ferramentas necessárias", afirmou a instituição, que destacou ter "planos de ação claros para qualquer cenário".
pop/alf/cm/dbh/js/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.