Toyota anuncia suspensão da produção no Japão por possível ciberataque
Tóquio, 28 Fev 2022 (AFP) - O gigante do setor automobilístico Toyota anunciou nesta segunda-feira (28) que suspenderá, amanhã, a produção em suas 14 fábricas no Japão, devido a uma "falha no sistema" em um fornecedor local, que teria sido causada por um ciberataque - noticiou a imprensa japonesa.
"Devido a uma falha no sistema de um fornecedor no Japão, decidimos suspender a operação das 28 linhas das 14 fábricas locais em 1º de março", disse a empresa, em um comunicado divulgado hoje.
Procurada pela AFP, uma porta-voz da Toyota não confirmou que se trate de um ciberataque, alegando que o problema procedia de outra empresa, cujo nome não quis revelar.
"É verdade que fomos atingidos por uma espécie de ataque cibernético", disse uma fonte próxima a um fornecedor local da Toyota, Kojima Industries, ao jornal econômico Nikkei.
"Estamos avaliando os danos (...) com a prioridade número um de relançar o sistema de produção da Toyota o mais rápido possível", acrescentou a mesma fonte.
Por enquanto, a Toyota suspendeu sua produção no Japão por apenas um dia e planeja analisar a situação na terça-feira, disse à AFP a porta-voz do grupo.
Essa medida afetará a produção de "cerca de 13 mil veículos", afirmou.
Nos últimos meses, a Toyota já teve de revisar para baixo suas metas de produção, devido às interrupções nas cadeias de suprimentos e à escassez global de semicondutores.
etb/eb/es/mar/tt
TOYOTA MOTOR
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.