Zelensky convoca Holanda a boicotar energia russa
Durante uma intervenção por videoconferência no Parlamento holandês nesta quinta-feira (31), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aos presentes que estejam preparados para boicotar a energia russa.
"Estejam preparados para parar a exportação de energia da Rússia, para não pagar milhares de milhões para a guerra", convocou, em seu discurso.
A Rússia é o principal fornecedor de gás natural da Europa. Em um esforço para isolar Moscou e privar a Rússia de receita após sua invasão da Ucrânia, a União Europeia (UE) quer reduzir em dois terços as compras europeias de gás russo este ano.
A maior jazida de gás natural da Europa fica no norte da Holanda, na região de Groningen. Devido aos repetidos sismos, porém, o governo holandês prometeu aos moradores que irá fechá-la.
Para depender menos do gás russo, uma solução seria extrair mais gás em Groningen, mas o governo quer limitar este processo ao máximo.
No longo prazo, a extração de gás em Groningen deve parar em 2023, ou 2024, disse o Executivo recentemente, embora este prazo possa sofrer alterações pela situação internacional.
Em seu discurso de hoje, o presidente ucraniano também pediu sanções "mais fortes" e "a interrupção de qualquer tipo de comércio" com a Rússia.
O presidente ucraniano tem feito esta peregrinação, via videoconferência, por vários parlamentos ocidentais, discursando em seu próprio idioma e com tradução simultânea.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.