Estivadores holandeses se recusam a descarregar navio com carga de diesel russo
Haia, 30 Abr 2022 (AFP) - Estivadores holandeses se recusaram a descarregar um petroleiro com uma carga de diesel russo em Amsterdã, neste sábado (30), um dia após uma ação semelhante impedir a entrada do barco no maior porto da Europa.
O Sunny Liger, um petroleiro de 42.000 toneladas, estava ancorado em frente a Amsterdã, enquanto as empresas portuárias estudavam sua entrada na capital holandesa, um dia depois que os trabalhadores do porto de Roterdã também se recusaram a descarregar o material.
"Na noite passada, pedimos a todas as partes no porto de Amsterdã que não deixassem o navio atracar e não o manipulassem", disse a presidente da seção sindical dos estivadores da FNV, Asmae Hajjari.
"O barco não entrará no porto de Amsterdã", acrescentou em um tweet.
O navio-tanque com bandeira das Ilhas Marshall deixou Primorsk, perto de São Petersburgo, há uma semana e tinha como destino Amsterdã, segundo o site de navegação MarineTraffic.com.
"No momento, o navio está ancorado no Mar do Norte. Até agora não solicitou permissão para entrar no porto", disse a porta-voz do Porto de Amsterdã, Marcella Wesseling.
"A princípio, não podemos negar a entrada porque não se enquadra no regime de sanções [contra a Rússia]", disse Wesseling à AFP.
No entanto, uma empresa encarregada de rebocar o barco até o porto disse que se recusaria a fazê-lo se solicitado, alegando que poderia causar uma situação de insegurança se os manifestantes quisessem bloquear sua entrada, informou o canal de notícias holandês RTL Nieuws.
jhe/gw/sag/eg/ap
RTL GROUP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.