Quatro países da UE querem multiplicar por dez energia eólica no mar do Norte
Copenhaga, 18 Mai 2022 (AFP) - Alemanha, Dinamarca, Países Baixos e Bélgica anunciaram nesta quarta-feira (18) que querem instalar cerca de 150 gigawatts de turbinas eólicas no mar do Norte até 2050, transformando-o na "central elétrica verde da Europa" e evitando os hidrocarbonetos russos.
"Queremos quadruplicar nossa capacidade total de energia eólica marinha para 2030 e multiplicá-la por dez para 2050", declarou a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, junto aos chefes de governo dos outros três países e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
"Não basta estabelecer a visão, a tornaremos realidade", prometeu a líder nórdica em uma coletiva de imprensa em Esbjerg, um porto do mar do Norte no oeste da Dinamarca.
A meta provisória é de 65 gigawatts até 2030, de acordo com a declaração. Com 150 gigawatts de energia eólica marinha, seria possível fornecer eletricidade para 230 milhões de casas, segundo os quatro países signatários.
O anúncio ocorre em paralelo a um plano de 210 milhões de euros apresentado pela Comissão Europeia para acelerar a transição para as energias renováveis e a eficiência energética. O projeto se propõe a abandonar "o quanto antes" as importações de gás russo, uma questão que passou para o primeiro plano após a invasão russa da Ucrânia.
map/sg/pc/js/ic/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.