PIB da Itália cresceu 1% no segundo trimestre do ano
A Itália registrou um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1% no segundo trimestre do ano face ao anterior, num contexto econômico abalado pelo aumento dos preços, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat).
O crescimento acelerou significativamente em relação ao primeiro trimestre, que registrou um crescimento do PIB limitado a 0,1%. O crescimento para todo o ano havia sido calculado pelo Istat em 3,4%.
O aumento do PIB no segundo trimestre supera as expectativas do Banco da Itália, que em meados de julho projetava um crescimento em torno de 0,5%, "apesar do aumento dos custos de energia".
O crescimento foi impulsionado pelo bom desempenho da indústria e serviços, enquanto a agricultura registrou queda na produção, explicou o Istat em nota à imprensa.
Comparado ao segundo trimestre de 2021, o aumento do PIB é de 4,6%.
Apesar do impacto da guerra na Ucrânia na economia, o Banco da Itália elevou sua previsão de crescimento para 2022 em meados de julho, agora esperando que o PIB aumente 3,2%, ante 2,6% anteriormente.
bur-kv/zm/aa
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.