EAU e Cazaquistão assinam acordo de cooperação de investimentos em projetos de data center e inteligência artificial

ABU DHABI, 12 de janeiro de 2024 (WAM) -- O Ministério de Investimentos dos Emirados Árabes Unidos assinou um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial da República do Cazaquistão e o Fundo de Riqueza Soberana Samruk-Kazyna.

Esse acordo estratégico tem como objetivo criar uma estrutura para a cooperação de investimentos em projetos de data center e inteligência artificial (IA) no Cazaquistão.

O MoU foi assinado por Mohamed Hassan Alsuwaidi, ministro do Investimento; Bagdat Mussin, ministro do Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial da República do Cazaquistão; e Nurlan Zhakupov, presidente do Conselho de Administração da Samruk-Kazyna, JSC.

Os data centers são essenciais para que as organizações armazenem dados cruciais e operem aplicativos. O Cazaquistão, a maior economia da Ásia Central, está testemunhando um crescimento substancial em seu setor de data centers, impulsionado pelo aumento da demanda por recursos de computação, políticas governamentais progressivas e avanços em IA. O mercado de data centers do país está projetado para crescer a uma taxa anual composta de 6,83% entre 2024 e 2028, resultando em um volume de mercado de USD 416,7 milhões.

O MoU entre os Emirados Árabes Unidos e o Cazaquistão se concentra no estabelecimento de uma colaboração sólida e eficiente por meio do desenvolvimento de relações bilaterais entre organizações públicas e privadas.

O acordo também propõe a introdução de incentivos para reforçar iniciativas relevantes e busca facilitar o intercâmbio de conhecimento.

Mohamed Hassan Alsuwaidi comentou: “O acordo reflete nosso compromisso de fortalecer ainda mais as relações entre nossas duas nações e trabalhar juntos para realizar uma visão compartilhada para o avanço econômico. Os investimentos planejados em projetos de data center e IA no Cazaquistão ajudarão a aprimorar a infraestrutura digital em expansão do país, oferecendo às empresas mais oportunidades de adotar e obter vantagens com a digitalização.”

Nurlan Zhakupov, presidente do Conselho de Administração da Samruk-Kazyna, JSC, ressaltou: "O estabelecimento e o crescimento dos data centers são fundamentais para o avanço tecnológico do Cazaquistão. Eles servem como a espinha dorsal da inovação, promovendo o desenvolvimento econômico e impulsionando a nação para a vanguarda do cenário digital global. Além disso, o desenvolvimento estratégico de data centers não apenas aprimora as capacidades domésticas, mas também atua como um ímã para investimentos estrangeiros, posicionando o Cazaquistão como um destino atraente para empresas internacionais que buscam uma infraestrutura tecnológica robusta."

As exportações do Cazaquistão para os Emirados Árabes Unidos totalizaram USD 560,34 milhões em 2022, enquanto as exportações dos Emirados para o Cazaquistão atingiram USD 1,69 bilhão.

Continua após a publicidade



Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes