IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como reduzir o impacto ambiental de lavar roupas

Ashitha Nagesh - Da BBC News

08/07/2019 17h43

"Basicamente, na vida, há uma regra geral: se você não precisa limpar uma coisa, não a limpe."

A frase é da estilista Stella McCartney, em uma entrevista ao jornal britânico The Observer neste fim de semana. Ela acrescentou que aprendeu isso quando trabalhava para alfaiates em Londres. Em vez de lavar uma peça, é melhor "deixar a sujeira secar e escová-la".

Enquanto isso, muitos de nós fazem justamente o contrário e utilizam a máquina de lavar roupa uma ou mais vezes por semana.

McCartney defende há muito tempo evitar esse equipamento - tanto para preservar a longevidade das roupas quanto pelo impacto que isso tem no meio ambiente.

Ela tem razão? Seria melhor evitarmos lavar nossas roupas?

Matando o planeta uma microfibra por vez

Laura Diáz Sánchez, do grupo de defesa ambiental Plastic Soup Foundation, concorda com a estilista, especialmente quando se trata de roupas que contêm materiais sintéticos, como poliéster e acrílico.

"Toda vez que lavamos nossas roupas, uma média de 9 milhões de microfibras de plástico são liberadas no meio ambiente", diz ela à BBC News.

"A maneira como lavamos nossas roupas gera isso, assim como a forma como nossas roupas são feitas. Quanto mais lavamos nossas roupas, mais microfibras são liberadas."

Quando lavar, Sánchez recomenda usar água em temperatura mais baixa e detergente líquido. "O detergente em pó cria mais atrito entre as roupas [durante a lavagem], então, mais fibras são liberadas, enquanto o líquido é mais suave. Quanto menos atrito houver em geral, menos fibras são liberadas."

Ela aconselha a não sobrecarregar as máquinas pela mesma razão - menos roupas no tambor gera menos atrito. Mas o problema não está apenas nas microfibras.

A arte de cuidar das roupas

Lavar uma peça de roupa com muita frequência pode reduzir drasticamente sua vida útil, o que significa que será mais provável que você a jogue fora e compre uma nova.

Andrew Groves, coordenador do curso de design de moda da Universidade de Westminster, na Inglaterra, explica à BBC News que o atrito nas máquinas de lavar elimina as manchas mas também distorce a forma e a cor da peça.

"Eu tenho roupas que uso há décadas, mas parecem novas simplesmente porque sei como cuidar delas", afirma.

Isso vale para peças de alta qualidade e mais simples. Quanto melhor você cuida de suas roupas, diz ele, mais elas duram e mais sustentável será seu estilo pessoal.

Isto é especialmente válido quando se trata de lingerie. McCartney disse ao The Observer que ela "não troca de sutiã todos os dias", algo com que a designer de lingerie Naomi De Haan concorda.

De Haan aconselha que sutiãs sejam lavados em água morna após cerca de cinco usos com um produto suave, como xampu para bebês, embora diga que sutiãs esportivos devam ser lavados com mais frequência.

"A lavagem em máquina pode destruir coisas como rendas ou sedas delicadas e fazer fios se soltarem, cores desbotarem e, se tiver um arame, que a peça fique deformada."

Se você tiver de lavar na máquina, ela aconselha: "Use uma bolsa para lingerie, não lave com água muito quente, remodele a forma da peça ao retirá-la e pendure-a para secar ou a deixe em uma superfície plana". E o mais importante: nunca, nunca a coloque em uma secadora.

Não mexa no seu jeans

Sarah Clayton, chefe da campanha Love Your Clothes (Ame Suas Roupas, em inglês), da organização sem fins lucrativos Wrap, diz para não lavarmos uma calça jeans, mas sim deixá-la para arejar entre os usos. "Se tiver uma mancha, tente limpá-la com água, em vez de lavar a peça inteira", diz.

Deixar um jeans sujo não parece ser agradável, mas há um homem que domina o assunto e jura não fazer isso: Chip Bergh, o presidente da marca Levi's, conhecida por seus jeans.

As pessoas ficaram um pouco incomodadas em maio de 2014, quando Bergh declarou orgulhosamente que a calça jeans que usava na época nunca havia sido lavada.

Cinco anos depois, em março deste ano, ele contou à emissora CNN que ainda não a lavou - apesar da calça ter cerca de dez anos de idade.

Groves concorda com Bergh e recomenda colocar um jeans no congelador, para matar os germes. "A maioria das pessoas que eu conheço não lava seus jeans. Isso pode parecer estranho - é um par de jeans que eles chegam usar todos os dias. Mas, geralmente, é porque não querem que desbote."


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=mxuLYUjpf5o

https://www.youtube.com/watch?v=Be1fc6ao4mg

https://www.youtube.com/watch?v=uRFTeYONVW8