IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Os esquemas que fazem pessoas ganhar muito dinheiro com acesso a informações segundos antes das outras

Diferença de segundos pode render milhões no mercado financeiro - Getty Images
Diferença de segundos pode render milhões no mercado financeiro Imagem: Getty Images

20/12/2019 08h42

O Banco da Inglaterra admitiu que operadores financeiros obtiveram acesso secreto ao sistema de áudio de coletivas de imprensa, dando aos especuladores alguns segundos preciosos de vantagem em negociações.

Uma diferença minúscula pode dar a fundos de cobertura (os hedge funds, em que investidores aplicam para tentar se proteger de perdas financeiras) uma dianteira que resulta em milhões de libras em movimentos sutis no mercado.

Não é apenas nos negócios que diferenças mínimas podem fazer a diferença. No esporte, alguns apostadores usam todos os meios possíveis para garantir que suas ações sejam um tiquinho mais rápidas que a dos outros.

Driblando o banco

Autoridades do Banco da Inglaterra, que comanda o Banco Central do Reino Unido, concedem coletivas de imprensa (eventos com a presença de jornalistas) com regularidade a fim de atualizar a sociedade em relação ao que a instituição está fazendo.

Comentários de autoridades do banco sobre questões sensíveis ao mercado, como decisões sobre taxas de juros, podem afetar o valor da moeda e papéis negociados em segundos.

No esquema descoberto, vazava-se o sistema de áudio utilizado nesses eventos com jornalistas para os fundos de cobertura antes que o público pudesse ter acesso à informação por meio de transmissão de vídeo.

Banco da Inglaterra está entre as instituições mais poderosas do mundo - Getty Images - Getty Images
Banco da Inglaterra está entre as instituições mais poderosas do mundo
Imagem: Getty Images

O Banco da Inglaterra afirmou que um de seus fornecedores utilizou de maneira indevida o sistema de áudio, que só deveria ter sido acionado como uma opção alternativa em casos de falhas na transmissão de vídeo.

Com o esquema, as informações chegavam entre cinco e oito segundos antes para os envolvidos.

Segundo o jornal The Times, que revelou a história, o vazamento do áudio ocorria desde o início do ano.

O Banco da Inglaterra afirmou não ter conhecimento ou ter dado consentimento à prática, que ainda está sob investigação.

A publicação afirma ter visto documentos que mostravam como o serviço era vendido a operadores financeiros - cada transmissão custava entre 2,5 mil e 5 mil libras (quase R$ 26.500) a cada cliente, que também tinha de pagar uma taxa de assinatura.

Há indicativos de que também eram oferecidas transmissões do áudio de coletivas do Banco Central Europeu, do Banco Central dos EUA (FED) e do Banco do Canadá.

Mas essa não é a primeira vez que as pessoas tiram proveito desse tipo de vantagem temporal.

Milhões em frações de segundos

Operadores do chamado trading de alta frequência usam computadores e conexões de dados super-rápidos para garantir que reajam aos mercados mais rápido do que os outros.

Se as outras companhias estão usando redes de cabos para obter informação, operadores de alta frequência instalam conexões mais rápidas por micro-ondas.

Comunicação por micro-ondas pode dar vantagens de segundos - Getty Images - Getty Images
Comunicação por micro-ondas pode dar vantagens de segundos
Imagem: Getty Images

As frações de segundo que poupam são suficientes para dar-lhes uma vantagem que os permite negociar à frente dos competidores e rende milhões em negociações de ações, títulos e câmbio.

A negociação de alta frequência ganhou projeção com o livro best-seller Flash Boys - Revolta em Wall Street (ed. Intrínseca), de Michael Lewis. Em entrevista à BBC em 2015, o autor afirmou que, como resultado dessa prática, "é justo afirmar que a Bolsa de Valores americana é fraudada".

Acredita-se que esse tipo de operação esteja ligado ao "crash relâmpago" da Bolsa de Valores americana em 2010, que, por alguns minutos, varreu quase US$ 1 trilhão do valor das ações.

'Basicamente eles estão roubando'

Não é só no mundo financeiro que tempo é dinheiro.

Você pode fica rico no esporte se souber o que está acontecendo no jogo antes dos concorrentes que utilizam outros meios para se informar, como a televisão.

Uma dessas técnicas é chamada de courtsiding, e segundo um apostador profissional que falou à BBC, é basicamente roubo (no sentido de burlar as regras em um jogo, por exemplo).

Joe (nome fictício) vai a torneios profissionais de tênis e senta na multidão com um telefone ligado a um parceiro logado em um site de apostas online.

Quando o ponto termina, Joe informa o resultado ao parceiro a fim de apostar antes da atualização oficial do placar eletrônico.

Se o esquema der certo, eles estão apostando em algo que já aconteceu, fazendo isso segundos antes de outros apostadores online (e das variações no pagamento pela aposta).

Empresas e autoridades adotam diversas medidas para impedir a prática.

Sites de aposta fecham contas de pessoas identificadas como ganhadoras frequentes deste tipo de aposta. Além disso, pessoas encontradas com telefones em torneios de tênis têm sido expulsas das quadras.

Joe, por sua vez, deixou o cabelo crescer até os ombros a fim de esconder o equipamento sem fio que utiliza para falar com seus parceiros.

Essa é apenas uma das diversas maneiras que pessoas têm adotado para obter vantagens minúsculas, de poucos segundos, que podem render grandes recompensas.