IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministro do petróleo saudita exalta reunião com par venezuelano

Wael Mahdi

08/02/2016 09h32

(Bloomberg) -- O ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, disse que manteve reuniões "bem-sucedidas" com seu par venezuelano a respeito de formas de cooperação para estabilização do mercado de petróleo, sem dizer quais medidas os países produtores deverão adotar para reforçar os preços.

Os dois ministros, que se reuniram no domingo em Riad, conversaram sobre as discussões recentes do ministro do petróleo venezuelano, Eulogio Del Pino, com outros países produtores de petróleo e sobre os resultados desses encontros, que buscam cooperação entre os fornecedores para levar estabilidade ao mercado, disse o ministério saudita em um comunicado enviado por email.

A Venezuela e a Arábia Saudita, país que é o maior exportador mundial, são membros da Opep, que fornece cerca de 40% do petróleo do mundo.

"Estou muito feliz de me encontrar e debater com meu colega, o ministro do petróleo venezuelano, Eulogio Del Pino", disse Naimi no comunicado. "Foi uma reunião bem-sucedida, com uma atmosfera positiva", disse ele, sem dar detalhes.

Del Pino se reuniu com al-Naimi após visitar a Rússia, o Irã, o Catar e Omã em uma viagem para reunir apoio para a tentativa da Venezuela de reforçar os preços do petróleo.

A Arábia Saudita é a maior produtora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e liderou a estratégia do grupo em 2014 para defender participação de mercado contra produtores rivais de alto custo, incluindo as exploradoras do xisto dos EUA, em vez de defender os preços do petróleo.

O petróleo de referência Brent caiu 35% em 2015 e mais 7,7% neste ano. O contrato de abril subia 1%, para US$ 34,40 o barril, às 6h47 em Londres.