Honda adia produção em nova planta à espera de retomada do PaÃs
(Bloomberg) -- A Honda Motor não tem planos de iniciar a produção em sua nova fábrica no Brasil até que veja sinais de recuperação da economia local.
A 3ª maior montadora do Japão já investiu R$ 1 bilhão na planta que está em construção na cidade de Itirapina, interior de São Paulo, e que vai ajudar a dobrar a capacidade de produção no PaÃs para 240.000 veÃculos por ano. Ainda assim, a empresa vai esperar até que o PaÃs saia da atual crise polÃtica e econÃ?mica para contratar funcionários para a nova unidade, disse Roberto Akiyama, vice-presidente da South America, em entrevista por telefone.
A Honda tomou a decisão âpara evitarmos contratação de mão de obra e entrarmos em dificuldades de layoff ou férias coletivasâ, disse Akiyama. Apesar de a montadora não ter âuma data prevista para iniciar as operações da fábrica de Itirapinaâ, isso não deverá ocorrer no primeiro semestre deste ano como antecipado anteriormente. A empresa necessita de pelo menos 6 meses para contratar e treinar seu pessoal para iniciar a operação.
âSe o mercado retomar rapidamente, temos condições de iniciar operações em Itirapina sem maiores problemasâ, disse o executivo. âA grande espera, não só da Honda, mas da economia como um todo, é quais são as perspectivas de mudança nesse cenário de indefinição que nós vivemos atualmente.â
A Honda espera que suas vendas no Brasil caiam 18% em 2016, para 125.000 veÃculos por conta da recessão econÃ?mica do PaÃs e da atualização do modelo Civic. Isso representa uma queda mais acentuada do que a retração de pelo menos 7,5% prevista pela Anfavea, a associação que representa as montadoras.
A previsão da montadora japonesa parece pior, em parte, porque no ano passado ela conseguiu aumentar suas vendas, enquanto no mercado como um todo elas caÃram 27%. A Honda elevou as vendas em 11% em 2015 ao lançar um modelo no segmento de SUVs compactos e oferecendo modelos mais sofisticados que atraem clientes que não dependem tanto da facilidade de concessão de crédito para compra de carro.
A única fábrica da montadora em operação no Brasil, em Sumaré, está trabalhando em tempo integral com 2 turnos diários. A Honda não dispensou nenhum funcionário por causa da desaceleração econ�mica. Apenas eliminamos as horas extras, disse Akiyama.
A fábrica, que produz o Civic e outros três modelos, foi inaugurada em 1997 produzindo apenas 20 carros por dia com 400 funcionários. Hoje seus 3.500 empregados podem fazer 620 automóveis diariamente.
TÃtulo em inglês: Honda Postpones New Brazil Plant Until Local Economy Recovers
Para entrar em contato com os repórteres: Leonardo Lara em São Paulo, llara1@bloomberg.net, Fabiola Moura em São Paulo, fdemoura@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Telma Marotto tmarotto1@bloomberg.net, Patricia Xavier
©2016 Bloomberg L.P.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.