Bolsas

Câmbio

Newton Investment, do BNY, vê alta do Ibovespa insustentável

Sangwon Yoon e Ney Hayashi

(Bloomberg) -- A alta que rendeu ao Ibovespa o melhor desempenho do mundo neste ano é insustentável porque a maior economia da América Latina vai definhar mesmo que ocorra uma mudança de governo, segundo a Newton Investment Management, empresa de gestão de investimento pertencente ao Bank of New York Mellon.

"Existe potencial para uma mudança política, mas o problema do Brasil é não resolver, de fato, seus problemas de base", disse Rob Marshall-Lee, chefe de investimento em ações de mercados emergentes da Newton, em um podcast, no site da empresa. "Não acreditamos que a alta do mercado no Brasil, de uma forma geral, seja sustentável. Estamos satisfeitos em continuar com exposição nula ao país".

O Ibovespa entrou em bull market em março, o real foi a moeda de melhor desempenho no mundo no primeiro trimestre e os bonds do país estão registrando desempenho superior aos de seus pares emergentes com a especulação de que a presidente Dilma Rousseff sofrerá impeachment em meio a um crescente escândalo de corrupção. O impeachment é visto pelos traders como uma forma de interromper o impasse político que tem impedido o Congresso de aprovar medidas para tirar a economia de sua pior recessão em um século.

O avanço deixou as ações com "pouco valor" e a moeda deverá ficar sob pressão, disse Marshall-Lee. A Newton administra US$ 66 bilhões em ativos globalmente.

Após o PIB brasileiro registrar uma contração de 3,8 por cento em 2015, a economia encolherá outros 3,6 por cento neste ano, segundo a mediana das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos