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Empresas de carregadores portáteis se valorizam com febre de Pokémon Go

REUTERS/Sam Mircovich
Imagem: REUTERS/Sam Mircovich

Luke Kawa, Julie Verhage e Alayna Treene

14/07/2016 12h38

(Bloomberg) -- Para os jogadores que usam aparelhos móveis e querem capturar tudo no novo aplicativo de realidade aumentada Pokémon Go, ficar sem bateria é um problema tão grande quanto ficar sem Pokébolas.

Enquanto milhões de americanos realizam longos períodos de vigilância em busca de Pikachus ou Bulbasaurs, eles recorrem à ajuda de carregadores portáteis para garantir que seus telefones não fiquem sem bateria antes de marcar um ponto grande.

De acordo com analistas de Wall Street, isso provocou um aumento das ações da Zagg, que fabrica carregadores portáteis. 

"Parece que a ascensão da Zagg se deve ao efeito de drenagem da bateria do jogo [Pokémon Go]. Todo mundo está saindo para comprar esses carregadores", disse Rommel Dionisio, analista da Wunderlich Securities, em uma entrevista pelo telefone, e observou que a empresa adquiriu a Mophie em fevereiro deste ano.

"A Mophie tem mais de 80% da participação no mercado de carregadores que economizam a bateria nos EUA".

"As pesquisas por baterias de telefone, carregadores portáteis e vários produtos de marca aumentaram significativamente nos últimos dez dias, de acordo com Google Trends", acrescentou Dave King, analista da Roth Capital Partners, que elevou seu preço-alvo para a Zagg de US$ 5 para US$ 6 e manteve uma classificação neutra para a ação.

"Achamos que o PowerCore 20100, da Anker, pode ser o produto mais beneficiado, com base em publicações do Reddit e em uma promoção muito oportuna da Amazon".

Jogadores aprovam carregadores

Avaliações na Amazon, enquanto isso, estão alardeando o quanto esses produtos aumentam a duração de suas sessões de jogo.

"O melhor uso desse carregador é para pessoas que realmente jogam Pokémon Go, porque ele pode ajudar você a jogar algumas horas a mais desse jogo que mata a bateria", escreveu um comentarista.

Para dar acesso a todos os recursos do jogo, o aplicativo utiliza a câmera, o localizador GPS, o processador de gráficos e muitos outros elementos do smartphone, de acordo com a CNET, o que reduz muito a duração da bateria.

A Niantec Labs, desenvolvedora do aplicativo Pokémon Go, menciona a "utilização intensiva da bateria" como um problema identificado no jogo e afirma que está "elaborando uma solução" para isso.

Nos mercados de capital aberto, a Nintendo está sendo a principal beneficiária do lançamento do jogo e de sua impressionante popularidade. A ação da empresa subiu 93% em Tóquio em sete sessões.

A história não se repete, mas --como o PokéRap-- sem dúvida ela rima.

A última vez que Pokémon virou uma febre, no fim da década de 1990, as empresas negociadas em Bolsa que fabricavam produtos relacionados com o jogo, e constituíam uma jogada secundária do fenômeno, também fizeram muito sucesso.

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