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Advent avalia vender fatia em Terminal de Paranaguá, dizem fontes

Vinicy Chan e Kiel Porter

(Bloomberg) -- A Advent International, empresa de private equity com sede em Boston, avalia a venda de sua participação na empresa Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

A empresa de aquisições trabalha com o Morgan Stanley para examinar opções estratégicas para a companhia, disseram as pessoas, que pediram anonimato por não estarem autorizadas a falar publicamente. A venda pode avaliar a TCP em até US$ 1,2 bilhão, disseram as pessoas.

Em janeiro de 2011, a Advent acertou a compra de 50 por cento da TCP, operadora do segundo terminal de contêineres de maior movimentação do país. A transação avaliou a companhia em US$ 1 bilhão, disseram na época pessoas com conhecimento do assunto. A Advent se comprometeu a aumentar a capacidade e a comprar novos equipamentos para o terminal como parte do negócio.

A TCP foi criada em 1998 após vencer a licitação do terminal de contêineres do porto de Paranaguá, realizada pelo governo do estado do Paraná, segundo o site da empresa. O terminal tem capacidade de movimentar cerca de 1,5 milhão de contêineres de carga por ano e atende a mais de 4.400 clientes, na exportação e na importação, mostra seu site.

Nenhuma decisão final foi tomada e a Advent poderia optar por manter sua participação, disse uma das pessoas. Representantes da Advent, do Morgan Stanley e da TCP não quiseram comentar.

Uma possível venda se somaria aos US$ 120,9 bilhões em disposições de ativos de private equity globalmente neste ano, segundo dados compilados pela Bloomberg. O total é 15 por cento inferior aos US$ 141,8 bilhões em vendas registradas no mesmo período do ano passado, mostram os dados.

A movimentação do porto de Paranaguá subiu 3,3 por cento no ano passado, para 782.346 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés, ou 6,09 metros), segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com isso, registra a segunda maior movimentação de contêineres do país, atrás apenas do porto de Santos, que movimentou 3,6 milhões de TEUs, mostram dados da ONU.

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