IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Citi vê três sinais de melhora do sentimento do investidor EUA

Luke Kawa

11/08/2016 13h13Atualizada em 11/08/2016 15h10

(Bloomberg) -- O rali mais odiado está começando a receber um pouco de amor.

Em entrevista à Bloomberg TV, o estrategista-chefe de ações dos EUA do Citigroup, Tobias Levkovich, destacou três sinais de que o sentimento do investidor em relação às ações dos EUA mudou significativamente de pessimista para otimista.

A melhora do sentimento, alertou ele, é mais um indicador contrário e um motivo para menor otimismo em relação às perspectivas para as ações dos EUA daqui para frente.

O índice de pânico e euforia do Citi ficou em modo "pânico" de meados de abril até cerca de uma semana e meia atrás, quando mudou para o território neutro, segundo Levkovich.

As correlações entre ações das 50 maiores empresas em valor de mercado do S&P 500 também caíram de 86 por cento para menos de 20 por cento, ressaltou o estrategista.

Muitas vezes se diz que, em uma crise, todas as correlações vão para um. O enfraquecimento dessas correlações, portanto, sugere que os investidores "desistiram de seus medos macro", disse Levkovich, e, portanto, que esse acontecimento é "mais um sinal de alerta".

Por último, o estrategista pontuou que os investidores retornaram para as ações dos EUA, com mais de US$ 30 bilhões em entradas de recursos em fundos negociados em bolsa orientados a ações dos EUA nos últimos 30 dias.

A composição desses fluxos também é sinônimo da melhora do sentimento. Em vez de ETFs de volatilidade mínima, que são uma opção mais defensiva, o dinheiro está entrando em produtos que seguem os índices S&P 500, Russell 2000 e Nasdaq 100.

"Estamos começando a ver as pessoas retornarem, perseguirem o mercado, em certo nível, e isso levou a um sentimento de entusiasmo no mercado", disse Levkovich.