Bolsas

Câmbio

Cinco cachoeiras secretas para que suas férias sejam mágicas

Nikki Ekstein

(Bloomberg) -- As cataratas do Niágara, na América do Norte, do Iguaçu, na América do Sul, e de Vitória, na África, são alguns dos lugares mais lindos do mundo, isso não é nenhum segredo. Mas também são lugares onde, se você não cronometrar perfeitamente seu passeio, você pode acabar tendo que dar cotoveladas para conseguir tirar uma foto perfeita.

Ter uma cachoeira menor só para você também pode ser muito emocionante, principalmente se você puder dar um mergulho sozinho, cercado apenas pela floresta densa, por pedras imponentes e pela trilha sonora da obra mais espetacular da Mãe Natureza.

A seguir, cinco cachoeiras secretas que vale a pena incluir em suas próximas férias.

As 19 quedas d'água na Floresta das Nuvens, no Equador

É provável que existam mais de 19 cachoeiras nesta floresta equatoriana envolvida pela neblina, que fica a três horas ao norte e oeste de Quito. Mas esse é o número de cascatas que os guias do Mashpi Lodge, um eco resort de 22 quartos dentro de uma reserva natural de 1.295 hectares, encontraram em seu recanto verdejante do país. Algumas delas fazem parte das trilhas diárias do lodge -- limitadas a grupos de seis -- mas você deveria dar prioridade à cachoeira Magnólia, que tem um "jacuzzi natural".

A cachoeira secreta da ilha Sumba, na Indonésia

Para chegar a essa cachoeira secreta, primeiro você deve descobrir onde fica a ilha Sumba. Depois, você tem que fazer uma reserva no Nihiwatu, um dos resorts mais aclamados do mundo (sério mesmo, ele ganhou praticamente todos os louvores possíveis). A partir daí, são 45 minutos de carro até o vale Wanukaka, no litoral sul de Sumba, e depois uma trilha de 90 minutos até a atração principal: uma cascata, emoldurada por falésias de 300 metros, cuja água cai em uma lagoa azul onde se pode nadar.

Cataratas Jurássicas, Kauai, no Havaí

Essa catarata tem uma palavra difícil de pronunciar, se você considerar o nome oficial das "Cataratas Jurássicas", Manawaiopuna. Para facilitar as coisas, elas foram apelidadas com uma referência ao famoso filme de Steven Spielberg que lhes deu fama. Até pouco tempo atrás, as Cataratas Jurássicas eram totalmente inacessíveis devido à sua localização, no interior profundo de Kauai, no Havaí. Agora é possível chegar lá com a ajuda da Island Helicopters, que leva você até a base das quedas d'água de 12 metros, para uma breve caminhada com as melhores vistas. (Uma dica profissional: hospede-se no St. Regis Princeville Resort e deixe que o recepcionista coordene a sua aventura.)

Cachoeiras Hellemobotn, na Noruega

As cachoeiras mais famosas ganham notoriedade por ter alturas vertiginosas; esta, no extremo norte da Noruega, se destaca por ser praticamente horizontal. Os guias da Lindblad Expeditions as admiravam fazia muito tempo, vendo as quedas d'água de longe, mas não sabiam exatamente como vê-las de perto. No terceiro trimestre do ano passado, um grupo descobriu trilhas íngremes que levavam direto para a fonte. Veja tudo isso com seus próprios olhos na expedição Fiordes da Noruega e Svalbard Ártico da companhia.

Cachoeira para piquenique, na Tailândia

Jantar sob uma cachoeira pode ser arriscado. Mas o Soneva Kiri, um resort de luxo na ilha menos povoada da Tailândia, Koh Kood, faz com que essa seja a melhor noite de encontro. Os hóspedes podem pedir para o recepcionista organizar uma "refeição no lugar" para duas pessoas na base de uma pequena cascata, onde a névoa da queda d'água não é tanta a ponto de estragar seu curry Penang.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos