IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rede de fast-food Nando's estuda IPO em meio a expansão, dizem fontes

Ruth David e Renee Bonorchis

31/01/2017 11h19

(Bloomberg) -- A Nando's Group, empresa sul-africana de fast-food conhecida por seu frango apimentado com batata frita, está avaliando uma oferta pública inicial, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

A Nando's está conversando com assessores e está nas fases iniciais de planejamento de uma venda de ações, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as deliberações são privadas. A companhia está avaliando uma venda de ações em Londres, entre outros possíveis lugares, disseram. Nenhuma decisão final foi tomada e a companhia ainda pode buscar outras formas de levantar recursos, disseram as pessoas.

Os relatos sobre os planos de realizar um IPO são incorretos e a companhia não está procurando formas de captar recursos, disse um porta-voz em comunicado enviado por e-mail.

Um IPO internacional ajudaria a companhia com sede em Johannesburgo, originalmente apoiada pelo bilionário Dick Enthoven, a captar recursos em uma moeda diferente do rand sul-africano em meio à continuidade de sua expansão global. O IPO da Nando's seguiria os passos de outras companhias sul-africanas, como Steinhoff International Holdings e Brait, que têm cotações primárias fora do país para se protegerem contra uma moeda volátil.

A venda em Londres também garante à Nando's acesso a uma base de investidores maior. As companhias levantaram cerca de US$ 8 bilhões com IPOs no Reino Unido no ano passado, contra US$ 647 milhões na África do Sul, mostram dados compilados pela Bloomberg.

A companhia opera restaurantes que vendem o chamado frango peri-peri em países como Reino Unido, EUA, Austrália, Índia, Malásia e Catar. A Nando's começou na África do Sul em 1987 depois que os empreendedores Robbie Brozin e Fernando "Nando" Duarte convenceram Enthoven a investir na rede de estilo português. A companhia foi negociada na Bolsa de Valores de Johannesburgo até 2003, quando seus gestores compraram mais ações e fecharam seu capital.

Com mais de 1.100 restaurantes, a franquia dos frangos peri-peri, conhecida na África do Sul e nos EUA por fazer declarações políticas direcionadas, tem um fã clube chamado "Rate Your Nando's" ("Dê nota ao seu Nando's") e certa vez foi descrita como "um dos restaurantes cults de maior sucesso do Reino Unido" pelo jornal britânico Telegraph. Tom Sellers, chef britânico criador de três restaurantes, incluindo o Story, listou o Nando's como seu fast-food favorito no ano passado.