Bolsas

Câmbio

Concurso de arte mostra 'maravilhas' dos combustíveis fósseis

Ari Natter

(Bloomberg) -- O Dia da Terra pode não ser um momento dos mais óbvios para celebrar os combustíveis fósseis.

O Independence Institute, think tank pró-livre mercado de Denver ligada aos setores de petróleo e carvão, quer mudar isso. O organismo está realizando um "concurso de arte sobre combustíveis fósseis para o Dia da Terra" pensado para mostrar "as maravilhas dos combustíveis fósseis".

"Os ambientalistas celebram plantando árvores, mas nunca celebram os caminhões que entregam as árvores, nem o combustível que move esse caminhão, nem as alças plásticas das pás que usam", afirmou o grupo, em um anúncio sobre o evento. "A Mãe Terra não deveria receber um agradecimento por tornar os eventos do Dia da Terra possíveis?"

Os semifinalistas serão anunciados no Dia da Terra, em 22 de abril. O vencedor ganhará um cartão-presente de US$ 100 para gastar em gasolina.

"É hora de incluir os combustíveis fósseis nas comemorações do Dia da Terra", disse Amy Oliver Cooke, vice-presidente-executiva e diretora do Centro de Política Energética do Independence Institute, por e-mail. "É o que estamos fazendo."

Cooke, que critica a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) e fez parte da equipe de transição do presidente Donald Trump para a agência, disse que a finalidade do concurso é "divertir-se um pouco com os combustíveis fósseis e incentivar a criatividade".

O instituto afirma ser agnóstico em relação aos recursos energéticos e não revela quem são seus doadores. Mas possui conexões financeiras com empresas como a produtora de carvão Peabody Energy e a Koch Industries, segundo o Centro para a Mídia e a Democracia, um observatório sem fins lucrativos.

O instituto mantém laços também com o Conselho Americano de Intercâmbio Legislativo (ALEC, na sigla em inglês), alvo de críticas por se opor às políticas ambientais e de energia limpa estatais com a elaboração de uma proposta de legislação modelo, segundo o centro.

Entre os doadores anteriores do Independence Institute estão a Mobil Oil e a Anschutz Foundation, segundo o Comitê Nacional de Filantropia Responsiva, uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington.

Cooke preferiu não comentar sobre o financiamento a sua think tank.

"Eu acho que eles estão tentando se divertir à custa dos ambientalistas", disse David Pomerantz, diretor-executivo do Energy and Policy Institute, um grupo de São Francisco que apoia a energia renovável. "Mas tudo o que essas brincadeiras conseguem é afastar ainda mais um grupo já extremista financiado pelos combustíveis fósseis de pessoas de todas as correntes políticas que o reconhecem como absurdo."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos