ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Novo embaixador dos EUA no Chile tem laços com família Kushner

Caleb Melby, David Kocieniewski e Brendan Coffey

29/01/2018 16h11

(Bloomberg) -- Neste mês, quando a Casa Branca nomeou um novo embaixador no Chile, destacou sua função como diretor na empresa de importação de alimentos do pai. O que não mencionou: seus estreitos laços financeiros com a família de Jared Kushner.

Andrew Gellert é presidente da Gellert Global Group e filho de George Gellert, amigo íntimo do pai de Jared, Charles Kushner. Os dois homens mais velhos levam décadas fazendo acordos verbais, criando uma rede profunda de conexões financeiras entre suas empresas familiares no setor imobiliário, na mídia e no setor bancário.

O mais conhecido desses interesses em comum é a 666 Fifth Avenue, a torre de escritórios de Manhattan, fortemente endividada, que tem sido objeto de uma busca global por investidores. Quando Jared Kushner comprou o jornal Observer, parte dos fundos veio dos Gellert. Em um banco de Nova Jersey onde ambas as famílias têm participações, Andrew Gellert é membro da diretoria junto com o cunhado de Jared Kushner, David Orbach.

"Andy é um jovem brilhante que foi fundamental para construir uma empresa familiar muito bem-sucedida", disse Charles Kushner por meio de uma porta-voz. "Nosso país tem a sorte de ter Andy em uma embaixada tão importante."

Telefonemas e e-mails enviados a Andrew Gellert na Gellert Global não foram respondidos.

Um porta-voz da Casa Branca de Jared Kushner não respondeu a perguntas sobre a relação entre Kushner e Gellert.

Espanhol básico

Gellert, 50, casado e com três filhos, conhece bem o Chile, tendo ajudado a expansão de sua empresa de exportação de nozes e frutas secos no país. Mas ele não tem experiência diplomática e fala um espanhol básico.

As embaixadas têm sido uma forma de recompensar grandes doadores de campanhas políticas, mas é menos comum dá-las a sócios de negócios. Apesar de ter contribuído para a campanha de Hillary Clinton em 2003, o pai de Andrew foi um dos primeiros apoiadores da campanha presidencial de Donald Trump, com uma doação de US$ 10.000 para o comitê de ação política Make America Great Again dois meses depois de Trump ter anunciado sua candidatura, segundo o Center for Responsive Politics.

Os Gellert fazem negócios no Chile pelo menos desde 1999, quando compraram a J.F. Braun & Sons e a Camerican International da ConAgra. As duas subsidiárias importam passas, cranberries secos, e alcachofras, aspargos e aipos enlatados e congelados. Em 2008, a empresa formou a Andes Quality com a australiana Agracom. Esta empresa processa passas em instalações ao norte de Santiago. Em 2016, a Gellert Group adquiriu a KHI International Trade, uma empresa de sourcing de alimentos com um escritório no Chile.

Andrew Gellert não será o único vínculo entre os Kushner e o Chile. A casa que Jared e sua esposa, Ivanka Trump, alugam em Washington D.C. é propriedade de Andrónico Luksic, um poderoso bilionário chileno da mineração envolvido em um litígio com o governo americano relacionado a licenças para explorar cobre em Minnesota, nos EUA.

--Com a colaboração de Andrew Martin e Javiera Quiroga

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia