PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Apple planeja atualizações do popular fone AirPods, dizem fontes

Mark Gurman

22/02/2018 11h50

(Bloomberg) -- A Apple, que busca reforçar sua divisão de aparelhos de vestir, está trabalhando em atualizações para seus fones de ouvido sem fio AirPods, segundo pessoas a par do assunto.

Assim como faz com seus dispositivos móveis -- iPhone, iPad e Apple Watch --, a Apple pretende atualizar o AirPods com frequência com novos recursos de hardware. A gigante da tecnologia com sede em Cupertino, Califórnia, está trabalhando em uma nova versão para lançamento ainda neste ano com um chip sem fio atualizado, disseram as pessoas. Segundo os planos, um modelo subsequente, já para o ano que vem, será resistente à água, acrescentaram essas pessoas, que pediram para não serem identificadas por discutirem planos de produtos privados.

O modelo que chegará ainda neste ano permitirá que os usuários invoquem a assistente digital Siri, da Apple, sem tocar nos fones de ouvido, bastando dizer "Hey Siri". A função funcionará de forma similar à ativação da Siri no iPhone e no alto-falante HomePod. Os fones de ouvido, conhecidos internamente como B288, incluirão um chip sem fio atualizado desenvolvido pela Apple para gerenciamento de conexões Bluetooth. Os primeiros AirPods têm um chip conhecido como W1 e a Apple lançou o W2 com o Apple Watch no ano passado.

A ideia do modelo resistente à água é que os fones de ouvido sobrevivam a respingos de água e de chuva, disseram as pessoas. Eles provavelmente não serão projetados para serem mergulhados na água. Os iPhones mais recentes podem sobreviver a respingos e o Apple Watch é considerado "apto para nadar". Os planos da Apple podem mudar ou ser adiados, disseram as pessoas. Uma porta-voz da Apple preferiu não comentar.

Os AirPods são desenvolvidos pelo mesmo departamento que produziu o alto-falante HomePod, publicou a Bloomberg News no ano passado. A Apple lançou os primeiros AirPods em 2016 juntamente com o iPhone 7 como forma de substituir o tradicional plug do fone de ouvido com fio. Desde o lançamento, os AirPods são considerados um dos produtos Apple de melhor desempenho e tiveram boa repercussão entre críticos e consumidores.

O produto ajudou a popularizar os fones de ouvido sem fio. Foi um dos primeiros modelos totalmente sem fio e vem em um estojo que o recarrega. Depois surgiram produtos similares do Google, da Sony, da Samsung, da Motorola e da Bose. Os AirPods responderam por 85 por cento do dinheiro gasto nos EUA em fones de ouvido sem fio desde que foram lançados, estimou a empresa de pesquisa NPD Group no ano passado.

O segmento Other Products da Apple, que inclui os AirPods, os fones Beats, o Watch, a Apple TV e acessórios, gerou mais de US$ 5 bilhões em receita pela primeira vez no primeiro trimestre fiscal da empresa, representando crescimento de 36 por cento em relação ao ano anterior.

"Os aparelhos de vestir foram os segundos maiores colaboradores do crescimento das receitas depois do iPhone, o que é impressionante", disse o diretor financeiro da Apple, Luca Maestri, durante teleconferência com analistas neste mês, acrescentando que as vendas subiram quase 70 por cento no ano passado.

A categoria pode continuar crescendo. A Apple informou que neste ano lançará um estojo de AirPods atualizado que permitirá recarregar os fones sem conexão por cabo, a exemplo do iPhone X. Além disso, a empresa está trabalhando em um headset de realidade aumentada que seria lançado a partir de 2020, segundo reportagem da Bloomberg News.