Bolsas

Câmbio

Ciberataques são maior preocupação de investidores britânicos

Mark Burton

(Bloomberg) -- Investidores e CEOs afirmam que os ciberataques representam a maior ameaça às empresas que operam no Reino Unido, superando outros riscos materiais como populismo, protecionismo comercial e excesso de regulação, segundo a PricewaterhouseCoopers.

Uma pesquisa anual realizada pela firma de auditoria revela que investidores e líderes empresariais compartilham uma preocupação mútua em relação ao impacto dos ciberataques, embora tenham opiniões divergentes a respeito de outras ameaças enfrentadas pelas empresas britânicas, informou a PwC nesta segunda-feira. Os investidores britânicos abordados pela PwC também apontaram as mudanças tecnológicas como um dos principais riscos, enquanto os CEOs deram ênfase maior à regulação excessiva e à falta de talentos, informou a empresa.

A cibersegurança lidera a lista de preocupações em um momento em que governos e empresas lutam para se proteger contra ataques digitais cada vez mais sofisticados, como o ataque ransomware Wannacry, que paralisou partes do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido no ano passado e infectou mais de 300.000 computadores em 150 países. Globalmente, o crime cibernético poderia custar às empresas até US$ 8 trilhões em danos nos próximos cinco anos, segundo o Fórum Econômico Mundial.

"Investir em cibersegurança, habilidades digitais e treinamento será crucial para os líderes empresariais se quiserem que os investidores tenham confiança em suas empresas", disse Hemione Hudson, chefe de segurança da PwC. "Os resultados da pesquisa sugerem que os investidores estão mais preocupados com os riscos associados à rápida evolução tecnológica do que os CEOs."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos