IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

No Japão, banco móvel significa caixa eletrônico com rodas

Gareth Allan

17/04/2018 12h16

(Bloomberg) -- O maior banco do Japão está fazendo sua própria versão do termo mobile banking, ou "banco móvel" -- com uma proposta de caixas eletrônicos portáteis.

O Mitsubishi UFJ Financial Group fechou acordo com um banco regional para testar caixas automáticos montados em veículos, informou o Japan Digital Design, um empreendimento apoiado pelo banco com sede em Tóquio, em comunicado divulgado nesta terça-feira.

As máquinas serão leves e pequenas o suficiente para serem colocadas em um veículo que o MUFG e o Kagoshima Bank planejam empregar em shows e outros eventos, e também para áreas rurais sem acesso a bancos. No futuro, as instituições trabalharão em um aplicativo para smartphone para que os clientes reservem caixas eletrônicos para lugares particulares.

Os caixas eletrônicos são muito usados no Japão, em parte devido à persistente afinidade do país pelo dinheiro físico. O dinheiro em circulação equivale a cerca de 20 por cento do produto interno bruto do Japão, de longe a maior proporção do mundo, segundo relatório de março do Banco de Compensações Internacionais.

O MUFG lançou o Japan Digital Design em outubro, juntamente com um grupo de bancos regionais, com o objetivo de "estimular mudanças por meio da inovação financeira". Os caixas eletrônicos móveis são o terceiro projeto do empreendimento.