PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Aventador S Roadster é um Lamborghini à moda antiga

Hannah Elliott

18/04/2018 12h07

(Bloomberg) -- A Lamborghini tem sido muito cuidadosa ultimamente em sua evolução como marca.

Nos últimos cinco anos, a empresa que começou fabricando tratores para fazendeiros italianos há mais de 55 anos revelou o Huracán, de US$ 242.300 - famoso por seu comportamento mais calmo (e mais acessível) ao volante - e o Urus, de US$ 200.000, seu primeiro SUV desde que o LM002 deixou de ser produzido, décadas atrás.

Esses dois veículos estão atraindo novos clientes para a marca, especialmente mulheres e pessoas que nunca tiveram outro Lamborghini antes, de acordo com concessionárias e executivos da empresa.

Alguns fãs obstinados da velha guarda reclamaram que a marca se dobrou tanto para agradar as massas que deixou de ser uma marca reverenciada. (Mas será que dá para dizer que menos de 4.000 carros vendidos globalmente por ano é um apelo massivo?)

Sugiro que essas pessoas prestem atenção no Aventador S Roadster 2018. O novo touro com motor V12 de 740 cavalos de potência de Sant'Agata Bolognese é tão demoníaco quanto seu predecessor imediato, o Murciélago - e um pouco mais do que tudo o que vem da produção padrão. Com um preço inicial de US$ 460.247, ele também machucará seu bolso tanto quanto aqueles Gallardos e Murciélagos de primeira linha dos bons e velhos tempos. Antes que a Lamborghini se tornasse tão comum, sabe?

Um carro diferente

Vou deixar o sarcasmo de lado agora para falar sério: em uma época em que todos os sedãs premium parecem indistintos e qualquer coisa remotamente eficiente em termos de combustível parece um eletrodoméstico, a Lamborghini continua excepcional. Você pode não gostar do ponto de vista dela, mas pelo menos ela tem um ponto de vista. A maioria das marcas atualmente tem medo de se expressar.

E aqui está o Aventador S Roadster - o único com um motor central V12 no mercado, com "caninos" na parte frontal próprios de uma víbora, laterais que cortam o ar como lâminas e uma traseira que parece o exoesqueleto de um inseto intergaláctico.

Afinal, esse é o modelo emblemático da Lamborghini. Claro que vai chamar muita atenção.

Os inconvenientes

(1) A visibilidade é nula. Você poderia simplesmente fechar os olhos quando engatar a ré ou quando mudar de faixa em qualquer direção; o para-brisa é tão inclinado que, mesmo quando você está olhando para frente, a visão é impedida pela linha superior do vidro. Eu tive que me abaixar para enxergar os semáforos.

(2) A distância em relação ao solo. Não tente subir em nenhum lugar levemente inclinado nem passar por um quebra-molas a mais de 13 quilômetros por hora.

(3) O espaço do porta-malas. Quando o teto estiver guardado no porta-malas frontal, não sobrará espaço nenhum. Sério mesmo.

Eu sei bem que essas coisas são irrelevantes para alguns dos fãs mais incondicionais; ouço isso toda vez que escrevo sobre um Lambo à moda antiga. Além disso, muitos supercarros têm esses problemas. Mas preciso dizer que o Aventador S Roadster parece ter o maior orgulho deles, são praticamente um distintivo de honra.