IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Samsung vê pouca demanda por telas OLED do iPhone X, da Apple

Mark Gurman e Sam Kim

26/04/2018 11h59

(Bloomberg) — A Samsung Electronics é a mais recente fornecedora da Apple a sinalizar o enfraquecimento das vendas do iPhone X. A empresa afirmou que observa uma demanda lenta pelas telas usadas no principal produto da Apple.

A fabricante sul-coreana de produtos eletrônicos afirmou hoje no balanço que os lucros de sua divisão de telas "foram afetados pela demanda lenta por painéis OLED flexíveis". As vendas da divisão aumentaram 3,4 por cento no último trimestre, em comparação com 20 por cento para a Samsung como um todo.

Os painéis OLED flexíveis são as telas usadas no iPhone X, e elas são fornecidas exclusivamente pela Samsung. Outros fornecedores de componentes para a Apple, que publicará seu balanço trimestral na semana que vem, também divulgaram perspectivas sombrias que indicam uma demanda medíocre pelo telefone exclusivo. Embora as vendas das telas OLED da Samsung tenham sido lentas, a empresa projeta - assim como outros fornecedores da Apple - uma recuperação dos componentes no segundo semestre, quando a Apple costuma lançar novos modelos.

"Na verdade, as vendas do iPhone X da Apple têm sido bastante ruins, por isso todos estão aguardando o próximo ciclo de modelos", disse Sanjeev Rana, analista de tecnologia coreana da CLSA.

A Samsung vende telas OLED à Apple, mas também as utiliza em smartphones próprios. A divisão que inclui a unidade de dispositivos móveis da Samsung registrou um salto de 82 por cento nos lucros operacionais e um aumento de 21 por cento nas vendas no último trimestre, quando foi lançado o mais novo telefone Galaxy S9.

A Apple está se preparando para lançar dois smartphones novos com telas OLED neste ano: uma atualização do iPhone X e uma versão maior com tela gigante. As telas OLED são muito mais caras do que as LCD, o que eleva o custo dos smartphones que empregam a tecnologia mais nova e pode desanimar outras fabricantes de telefones de usá-las, o que também poderia explicar a maior lentidão da demanda geral.

A Samsung afirmou: "Para o segundo semestre, projeta-se que a demanda por painéis OLED no setor de smartphones vai se recuperar, especialmente porque a demanda por painéis flexíveis continua forte no segmento exclusivo".

A Samsung fornece as telas para o iPhone X e a LG Display fabrica algumas das telas LCD mais baratas usadas em outros dispositivos da Apple, como o iPhone 8. Na quarta-feira, a LG Display informou uma queda de 32 por cento nas vendas, que incluem telas de TV e smartphones.