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Site de moda usa escâner corporal para concorrer com Gap

Yuji Nakamura e Lisa Du

27/04/2018 12h35

(Bloomberg) -- O bilionário japonês Yusaku Maezawa está pronto para enfrentar a Uniqlo e a Gap, e seu plano começa com um curioso traje de elastano que, segundo ele, revolucionará o comércio de roupas pela internet.

A empresa dele, a Start Today, que opera o popular website de moda Zozotown, anunciou que começará a distribuir um traje bem ajustado ao corpo capaz de medir com precisão as proporções de cada pessoa. O cliente veste o traje, escaneia a si mesmo com um smartphone e gera um modelo 3D de seu corpo. Com base nisso, a empresa com sede em Tóquio oferecerá roupas adequadas a essas medidas.

O traje, apelidado de Zozosuit, é a grande aposta de Maezawa para transformar a empresa criada há 20 anos em uma gigante internacional da moda. A ideia é que oferecer roupas e eliminar o exercício de adivinhação das medidas não apenas conquistará aqueles que já compram pela internet, mas também atrairá clientes que se desanimam com a dificuldade desse tipo de compra.

Na sexta-feira, Maezawa expôs um cronograma de 10 anos segundo o qual o valor de mercado da empresa se multiplicará em mais de cinco vezes, para 5 trilhões de ienes (US$ 46 bilhões).

"Sem experimentar nada e sem muito esforço, você receberá algo entregue automaticamente que se caberá perfeitamente em seu corpo", disse Maezawa, em entrevista coletiva em Tóquio, vestindo um desses trajes. "Entraremos para o top 10 das fabricantes internacionais de roupas."

A devolução de roupas compradas pela internet por problemas de tamanho é uma das maiores frustrações do setor de varejo em meio à mudança de hábito dos clientes rumo à internet. No ano passado, a Amazon comprou a Body Labs, uma startup de escaneamento corporal em 3D que permite que as pessoas criem um avatar digital de si mesmas capaz de experimentar roupas virtuais.

Maezawa disse que o traje começará a ser vendido em mais de 70 países até julho, e espera distribuir entre seis e dez milhões de unidades até março.

--Com a colaboração de Maiko Takahashi