Site de moda usa escâner corporal para concorrer com Gap
(Bloomberg) -- O bilionário japonês Yusaku Maezawa está pronto para enfrentar a Uniqlo e a Gap, e seu plano começa com um curioso traje de elastano que, segundo ele, revolucionará o comércio de roupas pela internet.
A empresa dele, a Start Today, que opera o popular website de moda Zozotown, anunciou que começará a distribuir um traje bem ajustado ao corpo capaz de medir com precisão as proporções de cada pessoa. O cliente veste o traje, escaneia a si mesmo com um smartphone e gera um modelo 3D de seu corpo. Com base nisso, a empresa com sede em Tóquio oferecerá roupas adequadas a essas medidas.
O traje, apelidado de Zozosuit, é a grande aposta de Maezawa para transformar a empresa criada há 20 anos em uma gigante internacional da moda. A ideia é que oferecer roupas e eliminar o exercício de adivinhação das medidas não apenas conquistará aqueles que já compram pela internet, mas também atrairá clientes que se desanimam com a dificuldade desse tipo de compra.
Na sexta-feira, Maezawa expôs um cronograma de 10 anos segundo o qual o valor de mercado da empresa se multiplicará em mais de cinco vezes, para 5 trilhões de ienes (US$ 46 bilhões).
"Sem experimentar nada e sem muito esforço, você receberá algo entregue automaticamente que se caberá perfeitamente em seu corpo", disse Maezawa, em entrevista coletiva em Tóquio, vestindo um desses trajes. "Entraremos para o top 10 das fabricantes internacionais de roupas."
A devolução de roupas compradas pela internet por problemas de tamanho é uma das maiores frustrações do setor de varejo em meio à mudança de hábito dos clientes rumo à internet. No ano passado, a Amazon comprou a Body Labs, uma startup de escaneamento corporal em 3D que permite que as pessoas criem um avatar digital de si mesmas capaz de experimentar roupas virtuais.
Maezawa disse que o traje começará a ser vendido em mais de 70 países até julho, e espera distribuir entre seis e dez milhões de unidades até março.
--Com a colaboração de Maiko Takahashi
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.