Bolsas

Câmbio

Safra de café pode enfrentar geada com chegada do frio ao Brasil

Fabiana Batista

(Bloomberg) -- A área de superfície mais fria do Oceano Pacífico provavelmente fará com que a safra de café do Brasil, a maior do mundo, enfrente pelo menos uma geada forte nos próximos meses.

As fazendas localizadas de Minas Gerais ao Paraná podem enfrentar temperaturas abaixo de zero na segunda quinzena de julho e na primeira quinzena de agosto, disse Luiz Carlos Molion, meteorologista independente em Alagoas, em entrevista por telefone, na segunda-feira (21).

"Em termos gerais, o inverno do Brasil pode ser suave" no tocante às temperaturas médias, disse ele. "O que mata o pé de café, no entanto, não é a média, mas um único evento de massa polar intenso."

A perspectiva pode ser similar à de 2000, quando o sul de Minas Gerais foi atingido por temperaturas abaixo de zero graus e as temperaturas no solo chegaram a 5 graus Celsius negativos, disse Molion.

Preço do café negociado em NY sobe

A primeira frente fria do país chegou na madrugada de segunda-feira nas áreas dos cafezais, causando geada isolada em regiões de planície.

Na ocasião, os futuros do café para entrega em julho chegaram a subir 2,2%, para US$ 1,206 a libra-peso, na ICE Futures U.S., em Nova York. O preço subiu pelo quarto pregão seguido, sequência mais longa para um contrato mais ativo desde 1º de maio.

O risco de geada nos próximos dias é mínimo devido ao aumento das temperaturas, disse Fábio Luengo, meteorologista da Somar Meteorologia em São Paulo, em entrevista por telefone, na segunda-feira. Uma nova frente fria está prevista para meados da semana que vem, "mas de intensidade mais fraca", disse.

Há atualmente na atmosfera um padrão que empurra as frentes frias para o mar, o que pode acabar impedindo a entrada de uma massa polar forte no continente, disse Celso Oliveira, meteorologista da Somar, em entrevista por telefone, na segunda-feira. "2018 certamente é um ano arriscado para o café."

O inverno vai de junho a setembro. Durante uma geada, a seiva dos pés de café se expande e pode explodir, o que arruína a colheita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos